Uma situação totalmente fora da rotina. Será assim a manhã de hoje no Hospital Bom Samaritano (HBS) de Governador Valadares. A brigada de incêndio da instituição, formada por mais de 50 colaboradores, passará por um severo simulado de evacuação de emergência.
O treinamento será coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar e tem como objetivo deixar a equipe preparada para as mais diversas situações de emergência, como: incêndios, explosões, desabamentos ou eventos naturais.“Durante o simulado, todos os colaboradores sairão das suas atividades habituais, os acompanhantes que também estiverem na zona do treinamento terão que deixar a unidade, conforme o plano de evacuação. Tudo será monitorado e orientado pelo Corpo de Bombeiros”, explica a gestora de qualidade do HBS, Samilly Januth.
A gestora ainda esclarece e tranquiliza: “a atividade não colocará em risco a vida de pacientes, nenhum interno será submetido a situação extrema, pelo contrário, com o exercício toda a comunidade que acessa a nossa unidade contará com o apoio de uma equipe rigorosamente treinada para agir em momentos de crise”.
O Hospital Bom Samaritano possui um Plano de Intervenção Contra Incêndios, como conta a supervisora do Setor de Engenharia e Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT), Ana Daniela da Silva. “O plano já é padronizado dentro da instituição”. A supervisora ainda completa que “o treinamento será uma grande oportunidade de colocar em prática tudo que foi demonstrado em palestras e cursos já realizados”.
Prevenção de riscos
Não é novidade que o número de incêndios vem crescendo assustadoramente em 2019. Somente nos últimos 10 dias, pelo menos dois hospitais brasileiros passaram pela situação. No último dia 12, um incêndio no Hospital Badim, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, deixou pelo menos 14 mortos e mais de 50 pessoas feridas, entre acompanhantes, pacientes e funcionários. Já na quarta-feira, dia 18, um incêndio de pequenas proporções atingiu o Hospital das Clínicas de Campo Limpo Paulista, em São Paulo.
Elvis Deivis, superintendente administrativo do HBS, pontua que a unidade hospitalar possui o selo de Acreditação. “Considerada o ISO da Saúde, a Acreditação é um processo que as unidades de saúde utilizam para reforçar a segurança dos serviços prestados ao paciente. Isso significa que os profissionais são constantemente treinados para identificar antecipadamente os riscos possíveis que podem ocorrer durante um atendimento a um usuário e, com isso, evitar que esses riscos se tornem uma realidade.”
Para conquistar o certificado de Acreditação, o hospital precisou implementar uma série de protocolos, padrões de atendimentos e processos assistenciais, seguindo normas específicas, que no caso do Brasil são definidas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).