Homem é preso em Valadares por envolvimento com o crime organizado em MG e ES

FOTO: Ilustração/ Freepik

GOVERNADOR VALADARES –  Uma operação realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em conjunto com as Polícias Militar e Penal de Minas Gerais e do Espírito Santo, resultou na prisão de um homem em Governador Valadares, na tarde desta quinta-feira (14).

O homem, suspeito de integrar uma associação criminosa voltada para o tráfico de drogas e outros crimes na região de Aimorés e Baixo Guandu, no Espírito Santo, foi preso em flagrante.

De acordo com as investigações, o homem era responsável por fornecer armas e munições para o grupo criminoso. Ele também era suspeito de participar de um homicídio ocorrido em setembro de 2022, em Pocrane, Minas Gerais.

Durante a operação, os policiais apreenderam uma arma de fogo, munições, porções de drogas e dinheiro. Assim, a prisão do homem é mais um resultado da terceira fase da Operação Katharsis, que tem o objetivo de combater o crime organizado na região.

Além das prisões, a operação também realizou buscas e apreensões em cidades de Minas Gerais e no Espírito Santo – FOTO: MPMG

Operação Katharsis

A terceira fase da Operação Katharsis aconteceu em combate ao crime organizado praticado por grupos atuantes com foco em Aimorés e outras cidades de Minas. A ação, aliás, também contou com ramificações no estado do Espírito Santo. A operação foi articulada pelo Ministério Público de Minas Gerais, em conjunto com as Polícias Militar e Penal de Minas Gerais e do Espírito Santo.

De acordo com o Ministério Público, a operação mirou 20 alvos de prisão preventiva e 21 alvos de busca e apreensão domiciliar. Além disso, também houve outras medidas, tais como decretação de bloqueio ou indisponibilidade de bens e valores e afastamento de sigilos bancário e fiscal.

Balanço da operação

A operação cumpre às ordens expedidas pela Justiça em Aimorés. As diligências aconteceram em cidades mineiras e capixabas – Aimorés, Governador Valadares, Belo Horizonte, Baixo Guandu (ES) e Cariacica (ES).

A operação resultou, até o final da manhã desta quinta-feira (14), em quatro prisões em flagrante, ou seja, três em Aimorés e uma em Governador Valadares, além da apreensão de três armas de fogo, munições, tabletes de cocaína e maconha, 22 celulares e R$ 29.063,00.

Operações anteriores 

A operação aconteceu em continuidade às primeiras fases, realizada em outubro de 2019 (Katharsis I) e outubro de 2022 (Katharsis II), as quais visaram, originariamente, ao desmantelamento do crime organizado voltado para a prática do tráfico de drogas em Aimorés e região.

Dentre os alvos da operação suspeitos de financiar a traficância estão pessoas ligadas/envolvidas com agiotagem. De acordo com o MP, também se apurou que os alvos da investigação tiveram envolvimento em um homicídio. No caso se trata de um crime que ocorreu em setembro de 2022, em Pocrane (MG).

No pedido realizado pelo MPMG, verificou-se que as provas reunidas durante a atual investigação demonstraram “a capacidade de contínua regeneração dos agrupamentos criminosos atuantes na localidade, a prossecução da atividade delituosa por suas formações ‘regeneradas/reordenadas’ e a correlata necessidade de atuação estatal, mediante a aplicação de medidas visando a reprimir os ilícitos penais perpetrados e evitar a ocorrência de novos”, o que ensejou a necessidade de instauração de uma nova fase da “Katharsis”.

Por fim, as operações Katharsis, em todas as suas fases, denunciaram até o momento 83 pessoas. Dentre os alvos da operação suspeitos de financiar a traficância estão pessoas ligadas/envolvidas com agiotagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM