Hepatites virais são pautas para formação de profissionais da saúde em Valadares

A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (16) e contou com a participação de diversas autoridades de saúde da região

Nesta sexta-feira (16) aconteceu no Polo de Educação a Distância de Governador Valadares a formação profissional de diversos especialistas na área da saúde. O tema da ação foi “Aspectos Clínicos e Epidemiológicos das Hepatites Virais”, apresentado por Geraldo Scarabelli, grande referência nacional em hepatites virais.

O projeto foi organizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, contando com o apoio e a presença de servidores do Departamento de Atenção à Saúde, além da secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Bruno da Costa Pinta, o intuito da ação é dar visibilidade aos aspectos clínicos e epidemiológicos das hepatites virais. “O objetivo do evento foi dar visibilidade aos aspectos clínicos e epidemiológicos das hepatites virais, desde os cuidados preventivos, como as vacinas, e também quanto aos cuidados para evitar a contaminação potencial através de materiais perfuro-cortantes (inclusive alicates, materiais para tatuagem, contato com equipamentos de assistência à saúde). Este é um tema muito importante, já que alguns casos de hepatites virais têm tratamento; então, é fundamental o diagnóstico oportuno dessas doenças, que frequentemente cursam sem sintomas”, disse o diretor.

Dados divulgados pela DVS apontam que em 2021 foram notificados cerca de 23 casos de Hepatite B e 12 casos de Hepatite C. Neste ano de 2022, até a última quinta-feira (15), foram 6 casos de Hepatite B e 4 casos de Hepatite C.

Além da vigilância epidemiológica das hepatites virais realizada na Gerência de Epidemiologia, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações com o Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis, nas unidades de saúde, disponibilizando testes rápidos e apoio a comunidades. Em casos de acidentes com exposição do profissional da saúde com o material biológico, onde há a possibilidade de infecção pelo vírus da hepatite, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, em parceria com o CRASE e o Hospital Municipal, disponibiliza atendimento especializado para os servidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM