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Governo Federal inicia operação-piloto do Notifica GOV.BR

A plataforma digital faz parte da Estratégia de Governo Digital 2020-2022, que prevê a ampliação da notificação ao cidadão

O Governo Federal anunciou nessa quarta-feira (1º) o lançamento de uma plataforma focado no atendimento ao cidadão,  o Notifica GOV.BR. O objetivo é tornar cada vez mais digital os serviços prestados pelo governo, antecipando-se às próprias necessidades e demandas digitais da população nas mais diversas áreas, e também qualificar a jornada do usuário de serviços públicos.
O Notifica GOV.BR está entrando em operação-piloto, e, nesta fase, 40 mil motoristas de todo o país começaram a receber mensagens com orientações para o pagamento de multas de trânsito dentro do prazo e com descontos de até 40%.

O público-alvo do projeto-piloto é composto por condutores que ainda não aderiram ao Sistema Eletrônico de Notificações (SNE), disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ou pelo portal de serviços da Senatran.

Nesta primeira etapa, a iniciativa atenderá condutores com infrações de trânsito ainda a pagar. Eles receberão as mensagens pelo aplicativo GOV.BR, por email e por SMS no celular, com orientações sobre como quitar o débito e obter o desconto. Outros serviços serão contemplados na sequência.

A plataforma digital foi desenvolvida por equipes da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com apoio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério da Infraestrutura.

A iniciativa faz parte da Estratégia de Governo Digital 2020-2022, que prevê a ampliação da notificação ao cidadão em, no mínimo, 25% dos serviços digitais. Atualmente, 72% dos 4,8 mil serviços do governo brasileiro já são totalmente digitais.

Como funciona o Notifica GOV.BR

O novo serviço envia mensagens para informar, alertar, ajudar e antecipar problemas em sua relação com o governo em diversas áreas – como saúde, educação, trânsito, entre muitas outras. As comunicações aos usuários dos serviços públicos serão realizadas por diversos canais: caixa postal do aplicativo GOV.BR, mensagens SMS e e-mail.

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