Governo Federal esclarece suspensão da China à importação de carne bovina de 3 frigoríficos brasileiros

Governo Federal esclarece suspensão da China à importação de carne bovina de 3 frigoríficos brasileiros
FOTO: Agência Brasil

BRASÍLIA– O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) esclareceu nesta quarta-feira (4) a suspensão temporária da importação de carne bovina de três frigoríficos brasileiros pela Administração-Geral de Aduanas da China (GACC). A decisão foi tomada após a realização de videoauditorias que identificaram não conformidades em relação aos requisitos de importação chineses.

As empresas envolvidas já foram notificadas e estão adotando medidas corretivas para atender às exigências da GACC. “Hoje, o Brasil tem 126 plantas frigoríficas habilitadas. Quando nós assumimos, tínhamos 12 plantas suspensas. Nós retomamos essas 12 e abrimos mais 43, das 55 desse total de 126. Então, não é coerente que três plantas suspensas impactem a relação comercial”, explicou o ministro Carlos Fávaro.

O secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, destacou que o Brasil tem um bom desempenho na defesa agropecuária, colaborando com a credibilidade e o reconhecimento desse trabalho no exterior. “Seguiremos em diálogo com o setor privado exportador e com as autoridades chinesas para solucionar os questionamentos apontados e retomar as exportações dessas unidades”, afirmou Goulart.

A China é o principal destino da exportação de carne bovina brasileira, e essas exportações favorecem o mercado nacional. “Os cortes exportados são diferentes, então isso favorece, inclusive, a formação de preço aqui dentro do Brasil. São produtos que vendem muito pouco aqui ou que possuem menor valor comercial, em função dos diferentes padrões de consumo. O fato de estarmos exportando é bom para a formação do todo”, explicou Fávaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

Banco Central desiste de regular Pix Parcelado

🔊 Clique e ouça a notícia BRASÍLIA – Após sucessivos adiamentos, a diretoria do Banco Central (BC) decidiu abandonar a criação de regras específicas para o Pix Parcelado. A decisão