Estudantes têm até do dia 31 de agosto para regularizar pagamentos
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abriu inúmeras portas para candidatos a uma vaga na universidade nos últimos anos. No entanto, o que chegou a ser alívio para os graduandos, também é sinônimo de preocupação quando o assunto é pagamento. De acordo com o Governo Federal, há cerca de 1 milhão de estudantes brasileiros com as parcelas do Fies em atraso.
Contudo para facilitar a regularização, o governo colocou à disposição dos estudantes alguns canais de renegociação que visam auxiliar no restabelecimento do crédito positivo a quem se encontra “no vermelho” com os pagamentos.
Segundo o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, pelo menos R$ 9 bilhões são devidos em parcelas não pagas. O saldo devedor total do Fies é de R$ 38,6 bilhões.
Programa de quitação de dívidas
Mas os estudantes ainda têm motivos para respirar aliviados: desde o último dia 7, a jornada de renegociações está em ativa e tem o propósito de tentar recuperar uma parte do saldo devedor informado. O prazo para as renegociações vai até 31 de agosto.
Para participar, o estudante deve ter parcelas com a partir de 90 dias de atraso. Os descontos vão de 12% a 92%, e os planos de parcelamento podem chegar a 150 parcelas. Além disso, estudantes com nome negativado em serviços de proteção ao crédito terão o cadastro restabelecido assim que quitarem a primeira parcela.
Os interessados podem simular novos contratos de maneira digital, por meio dos apps do Banco do Brasil ou da Caixa.