Estado poderá testar tecnologia que fornecerá apoio mais qualificado à população, reduzindo número de vítimas em desastres como fortes chuvas
O Governo de Minas e a Amazon Web Services (AWS) apresentaram, nesta semana, os primeiros trabalhos realizados em colaboração para desenvolver um protótipo de solução tecnológica para prevenção e resposta a desastres naturais, como as inundações e os deslizamentos que afetam o estado em períodos de chuvas intensas.
Os produtos foram elaborados a partir de workshops e reuniões da empresa com as equipes das secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Desenvolvimento Social (Sedese) e Defesa Civil e, agora, vão subsidiar a criação do protótipo.
Nesse primeiro momento, os esforços se concentraram em identificar necessidades dos cidadãos em desastres e pensar como elas podem ser atendidas utilizando mecanismos e soluções de inovação da AWS, por meio da metodologia Working Backwards Engagement, que prioriza o problema e a elaboração de soluções para resolvê-lo.
Sequência
A próxima etapa é realizar a prova de conceito do protótipo – ou seja, testar se aquele projeto pensado pelo grupo é viável para desenvolvimento futuro. Previsão é a de que isso ocorra em até cinco meses.
“Essa colaboração é uma oportunidade ímpar de termos acesso a uma metodologia inovadora, que nos permitirá aprimorar a prevenção e a resposta a desastres em Minas Gerais. As equipes do governo, em conjunto com a AWS, estão empenhadas em desenvolver um trabalho que atenda às demandas e necessidades dos mineiros”, destacou a coordenadora do Comitê Gestor de Captação de Recursos e Parcerias da Seplag-MG, Caroliny Aparecida Silva de Miranda.
De acordo com a coordenadora, as equipes da Seplag-MG, da Sedese e da Defesa Civil estão focadas na construção de um projeto de prevenção e resposta socioassistencial que contribua para que o Estado esteja estruturado e integrado para melhor planejamento da prevenção e melhor dimensionamento da resposta aos desastres naturais.
“Estamos muito felizes em poder colaborar com o governo de Minas Gerais para desenvolver soluções baseadas em dados e tecnologia AWS com o objetivo de fornecer respostas rápidas a desastres ambientais”, afirmou Paulo Cunha, diretor da AWS para o setor público.
Contexto
No cenário das fortes chuvas de 2022, a AWS procurou o comitê estadual para oferecer suporte ao planejamento e resposta a desastres naturais, ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para mapeamento e gestão de riscos de desastres em Minas Gerais, sob o Programa AWS Disaster Response. A empresa também doou créditos para utilização de serviços em nuvem.