[the_ad id="288653"]

Governo de Minas busca feedback da comunidade escolar sobre o Novo Ensino Médio

Período de confirmação de matrículas na rede estadual começa nesta terça
FOTO: Rafael Fernandes/SEE

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais dará início, nesta terça-feira (27), à Pesquisa de Opinião da Rede – Novo Ensino Médio, direcionada a estudantes, professores e gestores escolares da rede estadual de ensino.

O objetivo da pesquisa é ouvir a comunidade escolar e as áreas envolvidas no Novo Ensino Médio (NEM) para coletar informações sobre percepções e expectativas, entender os desafios de implementação e obter dados que embasam estratégias de melhoria. Os participantes terão até o dia 9 de julho para responder ao questionário, que leva cerca de 15 minutos para ser preenchido.

De acordo com a Secretaria, foram disponibilizados três links com formulários distintos, cada um destinado a um grupo de participantes – estudantes, professores e gestores escolares. A pesquisa com os estudantes é direcionada a todos os alunos do 2º ano do ensino médio e do 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), estimando-se cerca de 390 mil estudantes participantes. O levantamento com os professores abrange os docentes que atuam no 1° e no 2° ano do ensino médio, tanto na Formação Geral Básica quanto nos Itinerários Formativos. Já a pesquisa com os gestores escolares é voltada a diretores, especialistas em Educação Básica (EEB) e coordenadores do NEM.

Izabella Cavalcante, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, destaca que é por meio dos retornos dos participantes que será possível analisar a implementação do Novo Ensino Médio, realizar os ajustes necessários, avaliar as mudanças pertinentes e planejar o que pode ser feito, considerando que no próximo ano a rede estadual mineira dará continuidade à implementação do NEM no terceiro ano.

“Temos previsão de uma nova matriz curricular para o 3º ano, em 2024, e é fundamental que possamos verificar quais os impactos do Novo Ensino Médio, como isso interfere na organização das escolas, o que podemos ajustar para aprimorar o processo de implementação”, ressalta a subsecretária.

Feedback

A consulta pública visa a aprimorar o ensino e a aprendizagem, permitindo que a Secretaria de Educação compreenda os desafios enfrentados na prática, para tomar decisões mais assertivas e realizar ajustes estratégicos na arquitetura curricular. Além disso, busca embasar estratégias de melhoria da aprendizagem dos estudantes e das condições de trabalho dos professores e dos profissionais da gestão escolar, qualificando ainda mais as diretrizes e orientações para a implantação do Novo Ensino Médio em Minas Gerais de forma democrática e participativa.

O Novo Ensino Médio foi implementado pela Secretaria de Estado de Educação na rede pública estadual de ensino em 2022, com as turmas do 1º ano, de forma cautelosa e responsável, considerando as inovações trazidas pelo novo Currículo Referência Minas Gerais do Ensino Médio e seu robusto sistema de ensino, presente em mais de 2.400 escolas estaduais, que oferecem Ensino Médio em todo o estado. A partir dessa experiência pedagógica importante, a SEE/MG estendeu a abrangência para todas as turmas do 2º ano em 2023 e expandirá para as turmas do 3º ano em 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM