Governo de Minas autoriza retorno de alunos às escolas e reduz medidas de distanciamento

Aulas presenciais para 100% dos alunos e novas medidas de distanciamento social já estão valendo

O ensino remoto ainda era um desafio diário para as escolas da rede estadual, mas com a atualização do Governo – comunicada na última quinta-feira (14) – agora alunos e professores podem retornar às salas de aula e ocupar os espaços que, por tanto tempo, ficaram vazios em decorrência dos riscos da pandemia da covid-19.

No entanto medidas de prevenção ainda devem ser respeitadas, como é o caso do distanciamento social, agora reduzido para 90 cm, de acordo com informações do Centro de Operações de Emergência de Saúde (Coes). O uso de máscaras e a higienização das mãos também seguem sendo medidas obrigatórias a todos.

Além da mudança na norma de distanciamento, o compartilhamento de objetos eletrônicos – que estava proibido – pode voltar a acontecer no ambiente escolar, assim como o empréstimo de livros.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES – MG), o novo conjunto de regras é devido a diminuição do número de casos e o avanço da vacinação no estado, além dos benefícios que a volta às aulas presenciais têm gerado aos estudantes. 

As normas atualizadas já estão valendo e cabe somente às instituições de ensino aderir e dar seguimento às atividades.

Em Governador Valadares, ainda não há uma data estabelecida para o retorno das aulas totalmente presenciais. Mas as instituições têm seguido à risca todas as orientações da OMS.

A Escola Estadual Prefeito Joaquim Pedro Nascimento, que fica no centro da cidade, já vem se adequando às mudanças para um convívio social mais seguro e livre de possíveis contágios. Na instituição, já foram adotadas medidas como:

  • Tapetes sanitários nas entradas;
  •  Pedalgel em vários locais;
  • Copos descartáveis para mais segurança na utilização dos bebedouros;
  • Avisos quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras durante todo o tempo;
  • Dispensers com álcool em gel nos corredores próximos às portas das salas;
  • Vidros de álcool em gel dentro das salas;
  • Banheiros adaptados com sensores;
  • Distanciamento durante as aulas por meio do rodízio de turmas.

A Escola Estadual Professora Theolinda de Souza Carmo, localizada no bairro Santa Rita, ainda segue no formato de ensino híbrido, sempre obedecendo às medidas impostas pela Secretaria de Saúde. 

“Aquele aluno que opta por não ir à escola, pode ser atendido online. A gente faz uma escala de aulas e ele é atendido assim. No caso do aluno que vai de forma presencial, o atendimento é feito em escala de semana por turma. Quanto às medidas utilizadas, são as que foram determinadas pelo governo: uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento entre os alunos.”, explica Rosane Gonçalves, secretária da instituição de ensino.

Mais detalhes sobre a vacinação no nosso estado, retorno às atividades presenciais e medidas de prevenção contra o coronavírus, você pode consultar pelo site: www.saude.mg.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM