[the_ad id="288653"]

Governo de Minas anuncia pagamento de recursos da Aldir Blanc para projetos culturais

Governo de Minas anuncia pagamento de recursos da Aldir Blanc para projetos culturais
FOTO: Secult

BELO HORIZONTE — O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), iniciou nesta quinta-feira (22) o pagamento dos projetos aprovados pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Com um investimento total de R$ 131,5 milhões, a iniciativa busca impulsionar a produção artística em todas as regiões do estado, beneficiando criadores, produtores e agentes culturais.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, o início dos repasses marca um novo ciclo de valorização das expressões culturais mineiras.

“Estamos vivendo um momento de grande potência para a cultura em Minas Gerais. A PNAB inaugura um novo ciclo de valorização das expressões artísticas do nosso povo, e este pagamento marca apenas o início de um processo que vai transformar profundamente o cenário cultural do estado”, afirmou.

Destaque para a cultura popular

De acordo com o Governo do Estado, Minas Gerais foi o primeiro estado do país a aplicar integralmente a diretriz nacional que reserva 30% dos recursos da PNAB às culturas populares e tradicionais. Com isso, R$ 85 milhões serão destinados a esse segmento no biênio 2024/2025, reforçando o compromisso com as manifestações culturais de raiz.

“Nos próximos anos, veremos um florescer sem precedentes das expressões culturais mineiras, com protagonismo para as tradições populares e para a diversidade de nossos artistas”, completou o secretário.

Interior protagoniza

O balanço das inscrições revela um crescimento expressivo na adesão de artistas de todo o estado. Foram registradas 18.369 inscrições, provenientes de 537 municípios mineiros — um aumento de 47% no número de cidades participantes em relação à edição anterior. Em Minas Gerais, 60,9% das propostas vieram do interior. O levantamento também destaca a diversidade entre os proponentes, com:

  • 7.353 pessoas negras,
  • 8.901 mulheres,
  • 3.600 pessoas LGBTQIAPN+,
  • 2.609 pessoas idosas,
  • 752 pessoas com deficiência,
  • 183 pessoas indígenas.

Mais de 4 mil projetos aprovados

Até o momento, cerca de 4.200 projetos culturais já foram selecionados em oito editais da PNAB em Minas, contemplando todas as regiões. Os recursos fomentam desde atividades artísticas urbanas até manifestações culturais tradicionais, ampliando o acesso da população à cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM