BELO HORIZONTE – A partir desta terça-feira (4), o gás natural ficará ainda mais barato em Minas Gerais. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), anunciou uma nova redução nas tarifas do combustível, tornando o produto mais competitivo para diversos segmentos.
No setor industrial, a tarifa será reduzida em 5,13%. Para cogeração, a queda será de 5,44%, enquanto os segmentos de Gás Natural Comprimido (GNC) e Gás Natural Liquefeito (GNL) terão uma redução média de 6,57%. Já o Gás Natural Veicular (GNV), utilizado nos postos de abastecimento, terá o preço diminuído em 4,38%. Essa é a segunda redução consecutiva em 2025, resultado da queda no custo de compra do insumo e da estratégia de aquisição adotada pela distribuidora. De janeiro a novembro, as tarifas acumulam reduções expressivas: 10,75% no GNV, 13,82% no GNC e GNL, 10,99% na cogeração e 10,19% no setor industrial.
Enquanto isso, os preços para os setores residencial e comercial seguem congelados até fevereiro de 2026, garantindo estabilidade aos consumidores. “Continuamos com a aplicação de preços mais acessíveis para o consumidor final obter um combustível menos poluente e mais barato”, destacou a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila da Costa.
Os reajustes tarifários, notas técnicas e a lista de agentes autorizados a comercializar o gás estão disponíveis no site da Sede-MG. Lá, os usuários podem consultar informações sobre variação de custo, margens, tarifas por faixa de volume e até simular o valor a ser pago, sem impostos e de acordo com o consumo. A Sede-MG ressalta, entretanto, que no caso do GNV, os valores cobrados pelos postos podem variar, já que cada estabelecimento tem autonomia para repassar a redução de forma integral ou parcial aos consumidores.







