Governador Valadares vai receber R$ 34 milhões em investimentos da Cemig até 2021

A empresa está construindo duas novas subestações e três novas linhas de distribuição na cidade

Atenta ao desenvolvimento econômico do Vale do Rio Doce, a Cemig começou neste ano e vai concluir em 2021 a construção de duas subestações (SE) em Governador Valadares, uma subestação transformadora, a SE Governador Valadares 5; uma subestação seccionadora, a SE Governador Valadares 7; e ainda três Linhas de Distribuição (LD) para interligar as subestações novas às já existentes.

Neste grande plano de investimentos, a Cemig está investindo R$ 34 milhões. A previsão é de que todo o empreendimento seja concluído até maio de 2021.

A SE Governador Valadares 5 vai acrescentar ao sistema elétrico da região 50MVA, oferta de energia suficiente para atender uma demanda de cerca de 100 mil consumidores.

“Além de melhorias na cidade de Governador Valadares, Alpercata e também a cidade de Periquito, vão ter a sua disponibilidade de energia aumentada e os clientes vão perceber uma grande melhora na qualidade do fornecimento”, ressaltou o gerente de Expansão e Manutenção da Alta Tensão da Distribuição Leste, Paulo José Clebicar Nogueira.

A subestação terá todas as operações telecomandadas remotamente via Centro de Operação da Distribuição da Cemig. A nova SE Governador Valadares 5 vai ser totalmente digitalizada e vai ter um sistema integrado de supervisão, comando, controle e proteção, que permite aos operadores realizarem, à distância, as intervenções necessárias nos equipamentos de alta tensão.

Já a subestação Governador Valadares 7 é uma subestação seccionadora, uma estrutura que proporciona uma maior flexibilidade operativa. “Esse tipo de SE permite uma divisão maior dos circuitos, o que agiliza os atendimentos, em caso de falta de energia, diminuindo o tempo e a quantidade de clientes interrompidos”, explicou o gerente.

Além das subestações, o governo do estado, por meio da Cemig, está construindo três novos trechos de Linhas de Distribuição (LD) de 138 KV: LD Governador Valadares 5 – Governador Valadares 7, LD Governador Valadares 2 — Governador Valadares 7 e LD Central de Minas – Governador Valadares 7.

Os trechos somam cerca de 30km de linhas que serão construídas, com 105 MVA de potência. Essas obras vão beneficiar diretamente a vida de quase 300 mil mineiros que vivem na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM