Governador Valadares recebe evento técnico da Sudene nesta quinta-feira

Governador Valadares vai sediar, nesta quinta-feira (7), a primeira reunião da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), já com a participação dos novos municípios mineiros que agora fazem parte da área de atuação da autarquia. O encontro será às 10h, no Parque de Exposições.

Entre vários benefícios, os novos municípios terão acesso à linha de crédito especial, por meio do Banco do Nordeste, para trazer novos projetos e gerar renda, emprego e desenvolvimento. Além disso, os municípios poderão buscar na Sudene ações já exitosas em outras cidades para incorporar localmente em áreas de infraestrutura, agricultura, entre outras.

O senador Carlos Viana (PSD-MG), relator do projeto que incluiu as 81 cidades mineiras na Superintendência, participará do encontro. “Esses municípios terão a oportunidade de se desenvolver de forma mais sustentável e rápida. Poderão realizar projetos que levarão riqueza para a região. Estou muito feliz com esse avanço social e econômico que as cidades terão a partir de agora. As cidades esperavam por essa conquista desde os anos de 1970. É uma vitória política para Minas”, disse o senador Carlos Viana.

Com a inclusão dos 81 municípios na Sudene, Minas Gerais conta agora com 249 cidades na área de atuação da autarquia. O orçamento da Superintendência para o estado de Minas Gerais é de cerca de R$ 1.3 bilhão. “Importante lembrar que os recursos da Sudene para o nosso estado eram de cerca de R$ 950 milhões. Em 2019, participei de uma reunião, em Recife, na sede da Sudene e conseguimos aumentar essa verba. O dinheiro é suficiente para que todas as cidades possam realizar projetos e ações que visem o desenvolvimento local e a melhora da qualidade de vida dos moradores”, explicou o senador.

A reunião terá as presenças, além do senador Carlos Viana, do superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, dos prefeitos das 81 cidades, do diretor jurídico do Senado, Alexandre Silveira, e outras lideranças políticas da região, além de representantes do banco do Nordeste.

Cidades incluídas na Sudene

Açucena, Água Boa, Aimorés, Alpercata, Alvarenga, Bonfinópolis de Minas, Braúnas, Cantagalo, Capitão Andrade, Carmésia, Central de Minas, Coluna, Conselheiro Pena, Coroaci, Cuparaque, Divino das Laranjeiras, Divinolândia de Minas, Dom Bosco, Dores de Guanhães, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Frei Inocêncio, Frei Lagonegro, Galileia, Goiabeira, Gonzaga, Governador Valadares, Guanhães, Imbé de Minas, Inhapim, Itabirinha, Itanhomi, Itueta, Jampruca, José Raydan, Mantena, Marilac, Materlândia, Mathias Lobato, Mendes Pimentel, Mutum, Nacip Raydan, Naque, Natalândia, Nova Belém, Nova Módica, Paulistas, Peçanha, Periquito, Piedade de Caratinga, Resplendor, Sabinópolis, Santa Bárbara do Leste, Santa Efigênia de Minas, Santa Maria do Suaçuí, Santa Rita de Minas, Santa Rita do Itueto, Santo Antônio do Itambé, São Domingos das Dores, São Félix de Minas, São Geraldo da Piedade, São Geraldo do Baixio, São João do Manteninha, São João Evangelista, São José da Safira, São José do Divino, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçuí, São Sebastião do Anta, São Sebastião do Maranhão, Sardoá, Senhora do Porto, Serra Azul de Minas, Sobrália, Taparuba, Tarumirim, Tumiritinga, Ubaporanga, Uruana de Minas, Virginópolis e Virgolândia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM