[the_ad id="288653"]

Governador do Texas inicia construção do muro na fronteira com recursos estaduais

No sábado, dia 18, o governador do Texas, Greg Abbott, visitou o condado de Starr para inaugurar o primeiro trecho de um muro de fronteira que começou a ser construído com recursos do estado. O político chamou o plano de investimento “sem precedentes” para garantir a segurança de fronteira.

Equipes envolvidas na construção disseram que cerca de 300 metros já foram construídos na tarde de sábado.

Abbott tornou a fiscalização da imigração um de seus principais itens de agenda de trabalho enquanto busca a reeleição no próximo ano. Em uma entrevista coletiva, em frente ao novo muro, ele condenou as políticas de imigração do governo federal – embora algumas tenham começado na administração Trump.

O governador também criticou as mudanças impostas pelo presidente Joe Biden e o bloqueio da construção do muro. “Essa ação sem precedentes é necessária por um único motivo: o governo Biden falhou em fazer seu trabalho”, disse.

No ano fiscal de 2021, os agentes de imigração relataram a detenção de 1,7 milhão de imigrantes ao longo da fronteira com o México, quebrando uma alta anterior de 1,6 milhão de encontros no ano fiscal de 2000.

A administração Biden impôs recentemente duas políticas de imigração da era Trump. O Título 42, uma ordem de saúde pandêmica, emitida pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) no ano passado, para expulsar rapidamente os imigrantes para seus países de origem, sem a oportunidade de pedir asilo ou uma audiência perante um juiz de imigração.

Seguindo uma ordem judicial, a administração Biden também reviveu os Protocolos de Proteção ao Migrante, iniciado na administração Trump, que obriga os requerentes de asilo a permanecerem no México enquanto seus casos tramitam nos tribunais de imigração dos EUA.

Abbott tem priorizado a segurança da fronteira enquanto concorre à reeleição com o endosso de Trump. O provável adversário democrata, Beto O’Rourke, criticou o atual governador. “Os residentes próximos à fronteira estão cansadas de Greg Abbott e cobram dele trabalho pelos verdadeiros desafios que nossas comunidades fronteiriças enfrentam hoje, como o imposto que as famílias pagam em suas contas de serviços públicos, porque o governador não conseguiu consertar a rede”, disse O’Rourke em um comunicado.

Durante a visita, no sábado, Abbott foi acompanhada pelo Comissário do Escritório Geral de Terras do Texas, George P. Bush, bem como por representantes do Departamento de Segurança Pública do estado e da Guarda Nacional do Texas.

Bush, que atualmente concorre para o Procurador-geral do Texas, disse que este trecho de muro está sendo construído em um terreno estatal que foi alugado para um fazendeiro local.

Abbott tinha anunciado em junho que o estado construiria um muro ao longo da fronteira entre o Texas e o México usando recursos estaduais e doações privadas por meio de um crowdfunding. O gabinete do governador alocou US $ 250 milhões em dinheiro do estado como entrada e os legisladores alocaram US $ 750 milhões adicionais.

Até 13 de dezembro, o estado já tinha arrecadado US $ 54 milhões em doações privadas, a maioria proveniente de um único doador: Timothy Mellon, presidente da Pan Am Systems, uma empresa privada de transporte e carga.

No total, o estado agora tem pelo menos US $ 1,05 bilhão para serem investidos na construção do muro. Isso financiaria até 295 quilômetros de barreira. (Com informações do Texas Tribune)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM