Galera do Lacre marca vida de pessoas com doações de cadeiras de rodas

Atuando desde 2018, projeto faz a coleta de lacres de latinhas, que são vendidos para adquirir os equipamentos para doação

Um projeto de coleta de lacres de latinhas tem marcado a vida de muitas pessoas em Governador Valadares e região. Atuando desde o mês de maio de 2018, a Galera do Lacre já realizou 17 doações, sendo 14 cadeiras de rodas, duas cadeiras de banho e uma cadeira de rodas Conforma. Já foram beneficiadas pessoas de Governador Valadares, Mathias Lobato, Alpercata e Frei Inocêncio.

A Galera do Lacre faz as campanhas de coleta dos lacres e, após a limpeza, o material é reciclado. Com o valor das vendas desse material são adquiridas as cadeiras de rodas, que são doadas para aqueles que se enquadram no critério de necessidade, conforme regra definida pela campanha.

Após a coleta e limpeza, os lacres são vendidos (Foto: Divulgação)

Rute Stefani é uma das diretoras da Galera do Lacre. Ela explica que o projeto foi inspirado em um da capital mineira, criado por uma criança. “Tivemos uma inspiração de um projeto já existente que atua em Belo Horizonte chamado Lacre do Bem, criado pela Júlia. Com apenas 9 anos de idade, ela nos fez refletir muito, por ser tão nova e ter uma consciência solidária gigante. Depois atuamos como uma campanha dentro da Trupe do Bem aqui de Governador Valadares, até criarmos o projeto Galera do Lacre. Somos um grupo com 44 voluntários”, disse.

Sobre como é feita a seleção dos beneficiados, a diretora da Galera do Lacre conta que os interessados fazem inicialmente uma inscrição e depois é realizado um estudo do caso. Após esse processo, uma assistente social faz um trabalho de orientação aos familiares do beneficiado. “Atualmente foram 17 cadeiras doadas. Em nosso Instagram, temos um link para pessoa física e para pessoa jurídica. A escolha é feita por ordem de inscrição e um breve estudo do caso. Após serem feitas as escolhas, começamos a visita social realizada por uma assistente social, que, além de nos informar a real situação da família, para doarmos a cadeira, auxilia dando dicas de programas do governo com que a família poderia estar se beneficiando, mas, por serem pouco divulgados, grande parte da população desconhece ou não utiliza por falta de conhecimento.”

A moradora de Alpercata Deraldina Gomes Rodrigues foi uma das pessoas beneficiadas pelo projeto (Foto: Divulgação)

Rute Stefani revela que o trabalho é satisfatório e que o grupo está se planejando para a entrega de mais três cadeiras de rodas até o fim do ano. “São necessários 140 PETs de 2 litros cheias para trocar em uma cadeira de rodas. Ao todo, cerca de 353 mil anéis de latinhas. É um trabalho formiguinha. Se todo mundo ajudar juntando em casa, movimentaremos a vida de muita gente. Estamos nos organizando para realizar mais três entregas de cadeiras ainda este ano”, finaliza.

Em Governador Valadares existem seis pontos de coleta de lacres: Avenida Rio Bahia, nº 849, Vila Isa; Avenida Minas Gerais, nº 700, sala 912, Centro; Rua Trinta e Dois, nº 93, Ilha dos Araújos; Rua Marechal Floriano, nº 188, Centro; Rua Ana Nery, nº 90, Esplanada; e Avenida Rio Doce, nº 840, São Pedro. Além disso, as pessoas também podem fazer essa coleta em suas próprias casas, para depois entrar em contato com a Galera do Lacre e fazer a entrega.

Para conferir o trabalho que é realizado pela Galera do Lacre basta acessar este link: https://www.instagram.com/galeradolacre/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM