[the_ad id="288653"]

Fazeres Docentes: apoio pedagógico auxilia aprovação de alunos em processos seletivos

FOTO: Divulgação Univale

GOVERNADOR VALADARES – O projeto de extensão Fazeres Docentes, do curso de Pedagogia da UNIVALE, já retomou suas atividades em 2024, com visitas às quatro escolas da rede municipal que receberão apoio pedagógico neste ano. Das escolas que participaram do projeto no ano passado, duas comemoram a aprovação de alunos no processo seletivo para ingressar no ensino médio em cursos técnicos do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG): foram nove estudantes da Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz (que também classificou cinco alunos para a lista de espera) e outros três da Escola Municipal Vereador Hamilton Teodoro.

Com a participação de estudantes e docentes da UNIVALE, o apoio pedagógico do Fazeres Docentes trabalha conteúdos teóricos e práticos que auxiliam crianças e adolescentes da educação básica em temas como interpretação de texto, leitura e escrita, auxiliando o desenvolvimento em sala de aula. “Esse resultado positivo é fruto da integração universidade e escola, com o esforço e compromisso de professores e professoras das turmas de 9º ano e apoio da equipe gestora da escola”, comentou a coordenadora do projeto, professora Elizabete Aparecida de Carvalho.

Em 2023, as ações do Fazeres Docentes foram desenvolvidas em turmas de 5º e 9º anos. Na avaliação de Elizabete, de estudantes de Pedagogia, de professores e das equipes gestoras das escolas parceiras, as atividades realizadas foram positivas, pois contribuíram para a aprendizagem dos estudantes e impactaram nos resultados das avaliações internas. Além do processo seletivo do IFMG, alunos que receberam apoio pedagógico também fizeram outras avaliações externas, como a Provinha Brasil (direcionada a alunos do segundo ano do ensino fundamental) e o exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), cujos resultados devem ser divulgados ainda no primeiro semestre de 2024.

Apoio pedagógico em 2024

O Fazeres Docentes foi retomado em fevereiro, e já houve visitas às escolas para traçar estratégias e iniciar atividades em turmas do ensino fundamental. “O objetivo é continuar promovendo o diálogo entre a universidade e a rede pública de ensino, para ampliar a inserção do curso de Pedagogia na comunidade valadarense e melhorar a compreensão leitora dos estudantes”, destacou a coordenadora do projeto.

As quatro instituições municipais já visitadas pelo Fazeres Docentes neste ano são as escolas Padre Eulálio, Vereador Hamilton Teodoro, Professora Rosalva Simões Ramalho e Adélia Ribas. Elizabete considera ainda que as atividades do projeto, além de contribuírem para a integração da UNIVALE com a comunidade externa, são importantes para a melhoria da qualidade do ensino da rede pública de educação. “A UNIVALE tem o compromisso de construir e compartilhar conhecimento, promovendo o diálogo com profissionais em exercício nas escolas públicas”, disse a docente.

FOTO: Divulgação Univale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM