Faltam seis dias: Cartório de Valadares acerta os últimos detalhes para o dia de votação

Ao todo, 2.840 mesários estarão espalhados nos 90 locais de votação em Governador Valadares

ELEIÇÕES 2020 – Faltam exatos seis dias para a realização do primeiro turno das eleições municipais em todo o Brasil. Eleitores vão escolher o novo prefeito ou reeleger o atual, além de vereadores para os próximos quatro anos.

Em Governador Valadares, no Cartório Eleitoral da avenida Minas Gerais, os chefes das três zonas eleitorais (118,119, 318) estão acertando os últimos detalhes para o dia de votação no próximo domingo (15).

Segundo o chefe de cartório da 119ª Zona Eleitoral, Rubens Vieira, Valadares recebeu mais de 700 urnas eletrônicas. Além do próprio município, elas serão usadas nas eleições de Alpercata, Frei Inocêncio, Mathias Lobato, Periquito e Marilac.

Ao todo, a cidade tem 710 seções eleitorais e 90 locais de votação (escolas ou creches). De acordo com o cartório, 2.840 mesários foram treinados para o pleito deste ano.

As urnas eleitorais em Valadares já estão prontas para serem transportadas. Elas serão enviadas para os locais de votação no dia da eleição (15)

“Os mesários já estão preparados. Alguns precisaram ser substituídos devido alguns ter contraído a Covid-19. Todos os mesários irão receber os equipamentos de segurança, protetores facial para atender com total segurança. O eleitor também deverá fazer a sua parte quanto ao uso obrigatório de máscara quando sair para votar”, ressaltou Rubens.

Segundo Rubens, esta é uma semana cheia de trabalho para o cartório. “Estamos visitando as escolas para demarcar as faixas de distanciamento para o dia de votação. Todos os mesários receberam capacitação on-line, e também contam com apoio de outros servidores do cartório para dar o suporte necessário. Estará reservado o primeiro horário, de 7h às 10 horas da manhã, preferencialmente, para as pessoas maiores de 60 anos, que já estão no grupo de risco para a pandemia de Covid-19” , explicou.

As urnas eleitorais em Valadares já estão prontas para serem transportadas. Elas serão enviadas para os locais de votação no dia da eleição (15). Um dia antes, elas estarão dentro dos veículos para destinação dos locais.

Justificativa de voto

Os eleitores cujo voto é obrigatório que não puderem comparecer às urnas deverão justificar a ausência. Só pode justificar a ausência no próprio dia 15 o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral.

Para isso, basta comparecer a qualquer seção eleitoral do local onde estiver e preencher o formulário de requerimento de justificativa. Ou fazer a justificativa pelo aplicativo e-Título, das 7h às 17h.  O aplicativo também mostra o local de votação e, por meio de ferramentas de geolocalização, guia o usuário até sua seção eleitoral. 

Segurança

Atenção: os eleitores que tiverem diagnóstico de Covid-19 nos 14 dias anteriores à data de votação (ou seja, a partir de 1º de novembro) não devem sair de casa para votar.

A mesma orientação vale para aqueles que tiverem febre no dia da votação, segundo as recomendações do Plano de Segurança Sanitária das Eleições Municipais de 2020, elaborado pelo TSE.

O DRD está cobrindo as eleições municipais e acompanhando a agenda dos candidatos a prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Lula fará novo procedimento médico nesta quinta

🔊 Clique e ouça a notícia Presidente permanece sob cuidados intensivos no Sírio-Libanês BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a um novo procedimento nesta quinta-feira,