A União Ruralista Rio Doce, promotora da Expoagro em Governador Valadares, encerrou a entrega dos alimentos arrecadados no acesso ao Parque durante a Exposição. Foram mais de 20 toneladas de alimentos, e parte deles já havia sido distribuída para as igrejas que participaram da arrecadação nos trabalhos da portaria do evento.
O Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA) recebeu também parte desta arrecadação total, referente às entradas entre sexta e domingo. As doações recebidas pelo Banco de Alimentos serão distribuídas entre as 28 entidades de assistência social do município. O Banco de Alimentos de Valadares atende atualmente três mil pessoas por semana com a distribuição de alimentos.
Programa Banco de Alimentos
O programa Banco de Alimentos de Valadares faz parte das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional (SAN) da Prefeitura. Diretor do Departamento de Abastecimento da Sema, Josimar Correia de Araújo, explica o alcance e a importância do programa. “Desde sua reestruturação, em 2017, o programa já repassou mais de 400 toneladas de alimentos. O saldo é de mais de 3 mil pessoas cadastradas, em vulnerabilidade social, atendidas semanalmente”, disse.
As entidades beneficiadas são: Lar dos Velhinhos, Serviços de Acolhimento – Unidade Masculina e Unidade Feminina, Serviço de Acolhimento Para Mulheres Vítimas de Violência – Casa Abrigo, Serviço de Acolhimento para Crianças – Casa Lar, Serviço de Acolhimento Para Pessoas em Situação de Rua – Abrigo Noturno, Associação Santa Luzia, Lar Fabiano de Cristo, Fundação Casa da Menina Santa Bernadete, Casa Dona Zulmira, Acolhevida, Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), Associação Missionária Evangélica Vida – Missão Vida, Instituto Nosso Lar, Associação de Acolhimento aos Dependentes Químicos e Familiares (ADQF) Masculina e Feminina, Associação Valadarense de Assistência e Defesa dos Direitos do Excepcional (AVADDE), Grupo Ebenezer Beneficente, Abrigo Esperança, APAE, Lar Frei, UPP Palmeiras, Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (ASCANAVI), Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje Por Um Futuro Melhor (ASCARF), DJORD, Cáritas Diocesana e os órgãos municipais Centro POP e Hospital Municipal (HMGV).