GOVERNADOR VALADARES – Caroline Sangali, ex-secretária municipal de Saúde, recebeu aprovação e tomou posse como diretora executiva do Samu regional. O anúncio aconteceu no dia 13, durante uma reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge).
O prefeito de Governador Valadares e também presidente do Consurge, André Merlo (União Brasil), foi quem apresentou Sangali como candidata a assumir a coordenação do Consórcio. A indicação da ex-secretária à diretora executiva do consórcio se deu para substituir Wagner Borges, que, aliás, exercia o cargo de forma interina desde julho de 2023. Então sem muitas dificuldades, o nome de Caroline recebeu aprovação dos conselheiros presentes na reunião. Já Wagner Borges continua atuando como Assessor Jurídico dentro do Consórcio. Sendo assim, Caroline será responsável por coordenar e acompanhar de perto todo o trabalho do Samu regional.
Sobre o Consurge
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas Gerais (Consurge) é uma associação pública, que gerencia o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) na região Macro Leste de Minas Gerais. O Consórcio foi fundado em 2014 e é composto por 86 municípios, com mais de 1,5 milhão de habitantes. A sede do consórcio fica em Governador Valadares.
O SAMU 192 é um serviço de saúde que presta atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência. O serviço é gratuito e disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
O Consurge conta com uma Central de Regulação e 30 bases descentralizadas distribuídas estrategicamente em toda a região Leste. O objetivo do Consórcio é garantir o acesso à saúde, por meio do SAMU 192, a toda à população da região Macro Leste de Minas Gerais.
Sobre Caroline Sangali
Entre 2021 e 2023, Caroline Sangali esteve à frente da Secretaria Municipal de Saúde, em Governador Valadares. Em maio de 2023, o prefeito André Merlo (União Brasil) comunicou a exoneração de Caroline da secretaria. A motivação para a saída dela do Governo Municipal, conforme a própria Sangali, se deu por motivos pessoais e o desejo de começar novos projetos. Inclusive esse foi o mesmo termo que ela utilizou, em suas redes sociais, quando anunciou que assumiu a coordenação do Samu.
Histórico
Caroline Sangali iniciou sua carreira na gestão pública no Governo do Estado do Espírito Santo, trabalhando de 2007 a 2013, como enfermeira. Atuou ainda como diretora do Hospital Municipal São Geraldo, em Frei Inocêncio, de 2016 a 2018. Em Valadares iniciou como enfermeira no Hospital Municipal e na Casa do Servidor. No ano de 2019 assumiu a diretoria de Vigilância em Saúde do município. Mas em abril de 2020 assumiu a Secretaria de Saúde Adjunta. Enquanto em 2021 subiu ao posto de secretária da pasta.