[the_ad id="288653"]

Ex-ministro do Meio Ambiente participa de seminário sobre reparação da bacia do Rio Doce em Valadares

Ex-ministro do Meio Ambiente participa de seminário sobre reparação da bacia do Rio Doce em Valadares
FOTO: : Leonor Calasans/IEA-USP

GOVERNADOR VALADARES – O ex-ministro do Meio Ambiente José Carlos Carvalho participará, neste sábado (9), do seminário “Ambientar: Diálogos pelo Rio Doce”. O evento é realizado pela Fundação Geral Perlingeiro Abreu (FGPA) e faz parte do Ciclo II do Programa de Educação para a Revitalização da Bacia do Rio Doce, desenvolvido pela Fundação Renova.

O ex-ministro falará sobre os desafios e oportunidades de engajamento da juventude nos processos de reparação da bacia do Rio Doce por meio de projetos socioambientais construídos de forma coletiva. O ex-ministro é um dos convidados do evento, que reúne cerca de 200 jovens de nove municípios do Médio Rio Doce.

Conforme a coordenadora do projeto Pulsar Jovem pelo Rio Doce, Ana Marta de Souza Inez, a participação de Carvalho no evento é um importante reforço para o diálogo com os jovens sobre as questões ambientais da região. “A experiência e o conhecimento do ex-ministro serão muito valiosos para os jovens participantes”, disse.

O seminário acontece no Edifício Lavitta, em Governador Valadares, a partir das 9h.

Sobre o projeto

O projeto Pulsar Jovem pelo Rio Doce terá 13 meses de duração em um processo formativo com carga horária de 300 horas. A primeira etapa consta de um curso de formação, com carga horária de 120 horas. Ou seja encontros, oficinas, seminários presenciais e atividades virtuais ou assíncronas.

Enquanto o segundo momento é voltado para a capacitação dos jovens na elaboração de projeto socioambiental. Nessa fase, os jovens fazem a redação de uma proposta de projeto, condizente com a realidade e as necessidades sociais e ambientais de sua região. A implementação dos projetos será feita na terceira fase. Nela os participantes recebem acompanhamento e mentoria dos educadores da FGPA e recursos provenientes da Fundação Renova para a efetivação dos projetos.

FOTO: Divulgação/ Fundação Renova

De acordo com Ana Marta de Souza Inez, pedagoga e coordenadora do projeto, este Ciclo II do projeto de formação de jovens lideranças vai favorecer a integração dos jovens em torno de projetos comuns para atender as diferentes realidades. “Vamos conseguir ampliar ainda mais a compreensão de que os problemas apresentados pelos municípios são problemas às vezes comuns. E que por meio de ação coletiva podemos solucionar um mesmo problema em diferentes lugares”, salientou a pedagoga.

Sobre o ex-ministro

Acima de tudo com uma trajetória de mais de 40 anos na área ambiental, José Carlos é um dos principais especialistas do país no tema. Ele foi ministro do Meio Ambiente no governo Fernando Henrique Cardoso. Além de diretor e presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), secretário de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais e diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG).

Atualmente, Carvalho é consultor sênior da Fundação Renova e realiza palestras pelo Brasil. Em sua fala no seminário, ele deve abordar temas como a importância da participação da juventude na reparação ambiental, os desafios de engajar os jovens em projetos socioambientais bem como as oportunidades de desenvolvimento local por meio da educação ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Ipatinga divulga atividades da campanha Maio Amarelo

🔊 Clique e ouça a notícia IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Seção de Educação, Segurança e Fiscalização de Trânsito (Sesfit), divulgou as atividades durante o Maio