[the_ad id="288653"]

Evento gratuito promovido pela Univale amplia diálogo sobre a preceptoria em saúde

FOTO: Divulgação Univale

Formação discutirá desafios e práticas da preceptoria com profissionais que já atuam ou desejam atuar na área 

GOVERNADOR VALADARES – No próximo dia 25 de março, a UNIVALE estará promovendo um evento voltado para a interlocução entre o Curso de Medicina e os profissionais que atuam nos ambientes de estágio. O objetivo principal é ampliar o diálogo sobre a preceptoria em saúde, seus desafios e experiências, visando a atualização das práticas de estágio.

O curso de Medicina da UNIVALE mantém um programa permanente de desenvolvimento e formação em docência em saúde. Esse programa tem como missão qualificar os profissionais da área da saúde para atuarem como docentes, especialmente nos estágios curriculares supervisionados obrigatórios, que abrangem os períodos do 9º ao 12º do curso.

Durante estes estágios, os estudantes são acompanhados por profissionais que não só atuam como médicos em seus serviços, mas também desempenham o papel de orientadores, zelando pelo desenvolvimento dos estudantes e pela avaliação de seus aprendizados. Este modelo de ensino na prática é fundamental para a formação médica de qualidade.

O evento “Formação Docência em Saúde: Desafios e Práticas de Preceptoria” é voltado para estes preceptores, ou seja, os médicos orientadores que estão presentes nos ambientes de ensino em serviço. “O curso é aberto para aqueles preceptores que já são vinculados à UNIVALE, ao curso de Medicina, mas também é aberto para preceptores de outras universidades, de outras instituições e também aqueles profissionais que estão na área da saúde e têm o desejo de conhecer como funciona a preceptoria”, afirmou a pedagoga Karla Nascimento de Almeida.

Profissionais renomados compartilham experiências 

Na programação, estão convidados que irão compartilhar suas práticas e experiências no campo da preceptoria.

  • Dr. Felipe Coelho Soares de Oliveira, professor mestre e preceptor do curso de Medicina da UNIVALE, com formações em Medicina e Fisioterapia, e mestrado em Avaliação Física e Desportiva.
  • Dr. Rodrigo Bretas Abreu, professor e coordenador do Internato Hospitalar, com vasta experiência em coordenação de estágios hospitalares.
  • Dr. Romeo Lages Simões, professor doutor e coordenador do curso de Medicina, com expertise em cirurgia geral, com ênfase em Videolaparoscopia e Cirurgia Bariátrica. 
  • Dra. Paula Ravenna Sampaio Bastos, professora e médica neurologista, com ampla experiência em cefaléia e coordenação de serviços de neurologia. 
  • Karla Nascimento de Almeida, professora e pedagoga, pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (NIESD/GIT/UNIVALE), docente do curso de Pedagogia é pedagoga do Setor de Gestão Pedagógica (GEPE) da UNIVALE. 

O evento é uma oportunidade de compartilhar experiências, discutir metodologias de ensino e conhecer projetos inovadores que visam enriquecer a formação dos futuros médicos. Destacando a atuação dos preceptores no ensino em saúde e reforçando o papel fundamental que desempenham na formação de profissionais capacitados e comprometidos com a qualidade do cuidado com os pacientes.

“É um momento mesmo para que eles possam compreender um pouco mais sobre as especificidades do curso de Medicina, com um currículo que é modular. Conhecer em quais as etapas, em quais os períodos os estágios são realizados e o que a gente espera também do preceptor. Quais são as atribuições principais que a gente espera dele, como a gente pode aprimorar essas práticas que eles já desenvolvem pensando na qualidade da formação médica”, concluiu Karla. 

O evento é gratuito e aberto à comunidade, e as inscrições podem ser realizadas do dia 8 ao dia 20 de março. Para mais informações e inscrições, acesse o site de eventos da UNIVALE e garanta sua participação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM