WhatsApp-2.png

EUA dão aval à nova embaixadora que tem raízes familiares em Capelinha

FOTO: Divulgação

O Itamaraty anunciou que a diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti foi confirmada pelos Estados Unidos como a nova embaixadora do Brasil em Washington, nessa segunda-feira (30). A mineira havia sido nomeada pelo governo brasileiro e agora a escolha será submetida ao Senado. Caso seja oficialmente aceita, será a primeira mulher a chefiar a embaixada brasileira nos Estados Unidos.

Maria Luiza nasceu em Belo Horizonte, mas sua família é de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. A diplomata, professora e economista é filha de José Carlos Ribeiro, ex-prefeito da cidade, e neta de Jacyntho José Ribeiro, primeiro prefeito de Capelinha.

Ela foi representante permanente do Brasil nas Nações Unidas, em Nova York (2007-2013); embaixadora em Berlim (2013-2016); subsecretária-geral da Ásia e do Pacífico (2016-2017); e chefe de Gabinete do Secretário-Geral da ONU, António Guterrez, de 2017 a 2021.

Além disso, Viotti chegou a ser cotada para assumir o Itamaraty, na intenção do governo ter mais mulheres no primeiro escalão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM