Estudantes se destacam no Baja SAE Brasil

A equipe Baja Unileste já retornou da 27ª Competição Baja Etapa Nacional, que aconteceu em São José dos Campos (SP), entre os dias 20 e 24 de abril, e alcançou pontuações de destaque, como o 11° lugar na prova de tração e 43° lugar no quadro geral, entre 69 equipes de universidades públicas e privadas de todo o país.

O grupo competiu com um miniautomóvel recreativo, conhecido como Baja, com chassi tubular em aço, para uso fora de estrada (off-road), motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 109 kg de peso, com o número 31.

Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e chassi foram desenvolvidos pelos próprios estudantes que compõem a equipe, sob a supervisão do professor orientador, Isac Quintão. Segundo o docente, a elaboração do protótipo exigiu estudos além do adquirido em sala de aula.

“A construção do veículo é um exercício prático multidisciplinar, por meio do qual alinhamos conhecimentos de diferentes áreas da engenharia. No período de elaboração do projeto, pude ver a equipe estudando técnicas que aprendi, somente, quando fiz um mestrado. Isso enriquece não só a vida acadêmica deles, mas mostra que o Unileste forma engenheiros de ótima qualidade para o mercado de trabalho”, aponta o orientador.

Além disso, o veículo possui design compacto com enfoque na identidade visual da equipe e um conjunto de sistemas altamente complexo em que o motorista, no momento da pilotagem, mantém constante interação entre os diversos comandos desse conjunto.

Sobre a Etapa Nacional

No primeiro dia de competição foi realizado o credenciamento dos membros do Unileste inscritos e, em seguida, a equipe fez a montagem do box para a preparação e os ajustes finais do carro para a Inspeção de Conformidade Técnica e Segurança, realizada no segundo dia da competição.

Já no terceiro dia a equipe realizou as apresentações sobre o planejamento, projeto e construção do carro. Posteriormente, foi feito o teste de conforto/segurança, freio, força, dinâmica, tração, aceleração e velocidade, e no fim do quarto dia aconteceu a prova de manobrabilidade e suspensão.

Segundo a capitã da equipe, Kênia Souza, o fator segurança foi um dos quesitos mais elogiados pela comissão técnica. “Nesse projeto trabalhamos muitos fatores ergonômicos, como a interação homem-máquina-ambiente, visando proporcionar maior conforto e segurança aos pilotos. Por isso, ficamos tão felizes com a boa avaliação que recebemos nesse quesito”, ressalta a estudante de Engenharia Mecânica.

Já no último dia de competição, os integrantes do Unileste participaram da prova de enduro e tiveram a oportunidade de ver o Baja testando todos os limites, em circuito acidentado e cheios de obstáculos, durante quatro horas de corrida.

“Nesta etapa, vence a equipe que consegue dar mais voltas no circuito. Infelizmente, com alguns problemas que tivemos, não conseguimos dar a quantidade de voltas que desejávamos, mas com alguns ajustes levamos o carro até a chegada”, explica um dos pilotos do Unileste na competição, Marcelo Ramos.

Após superar vários desafios, a equipe atingiu a 37ª colocação no enduro, ficando à frente de equipes tradicionais na competição. Dessa forma, a equipe do Unileste ganhou mais experiência para buscar resultados ainda melhores, começando pela regional Sudeste Baja SAE, que acontecerá em agosto.

Além da competição

Paralelamente às competições, alguns dos integrantes do Baja Unileste aproveitam para realizar artigos científicos sobre novas tecnologias e técnicas utilizadas no protótipo e experiências nas provas. Além deles, os estudantes Luana Soares, Wanessa Lopes e Maycon Pego, do 7° período do curso de Publicidade e Propaganda, também elaboram um projeto experimental sobre a identidade visual da Equipe Baja Unileste, que envolve estudantes dos cursos das engenharias de produção, mecânica, elétrica e sistemas de informação. 

Patrocínio

Além de projetar e construir um miniautomóvel, os estudantes têm a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto. Sendo assim, além do apoio do Unileste, a equipe firmou parceria com as empresas Edfer, Grupo Emalto, Casa do Pintor, Vitaly, Draft Solutions, Ramac, entre outras.

“Devido ao alto custo do projeto, buscamos outros apoiadores e patrocinadores. Estamos abertos a diversos parceiros, que terão sua marca divulgada por nossa equipe durante a competição”, finaliza a gerente da equipe, Luísa Soares.

Interessados em apoiar a Equipe Baja Unileste contato pelo e-mail: bajaunileste@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Deslizamento de terra deixa dois homens soterrados

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para atender uma ocorrência