Estudantes do IFMG-GV são premiados no Canguru de Matemática Brasil 2020

Na 12ª edição brasileira da maior competição de Matemática do mundo, o Concurso Canguru de Matemática, três estudantes dos cursos técnicos Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Governador Valadares conquistaram medalhas de ouro, bronze e menção honrosa.

Ao todo, 34 alunos do Ensino Médio do instituto se inscreveram e 25 participaram efetivamente. Em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, as provas foram aplicadas de forma on-line, no dia 23 de junho. Composto por 30 questões objetivas divididas em fáceis, médias e difíceis, o exame teve duração de duas horas. A resolução era individual, sem consulta a materiais, familiares, colegas ou professores, e também não foi permitido o uso de calculadoras e afins.

Critério de classificação e premiação

A correção ficou a cargo da equipe geral do concurso. As premiações levaram em consideração um critério cruzado (como todos os anos). Assim, todas as escolas tiveram 10% de seus alunos participantes, por nível, premiados. Não houve uma classificação geral como ocorrem em todos os anos. A classificação foi apenas entre os alunos da própria escola. 

Suporte dos mestres

Todos os alunos do ensino médio integrado do Campus têm a oportunidade de participar do projeto “Treinamento para as Olimpíadas de Matemática”, proposto e conduzido pelos professores Ana Catarina Cantoni, Bruno Bragança e Deise Borel. Devido à suspensão das atividades presenciais, em março, por causa da pandemia, as atividades do grupo vêm sendo realizadas de maneira remota através da plataforma Google Sala de Aula.

Depoimento dos estudantes premiados

“É gratificante ter meu gosto e dedicação pela matemática sendo refletidos nessa conquista. Gostaria de agradecer o apoio e incentivo dos professores da instituição que contribuíram para a realização da olimpíada.” (Rafhael Freitas Cupertino, 2º ano do curso técnico integrado em Segurança do Trabalho/TST – medalha de ouro)

“Estou muito feliz por ser medalhista no Canguru de Matemática e ver meu esforço, dedicação e paixão pela matemática sendo recompensados. Também deixo meu agradecimento aos professores Bruno, Ana Catarina e Deise pelo ‘auxílio 24 horas’, pelo incentivo e oportunidade de realização da olimpíada”. (André Martins Pereira, 2º ano do curso técnico integrado em Segurança do Trabalho/TST – medalha de bronze)

“É de grande felicidade conseguir atingir este meu objetivo de ser premiado na Olimpíada Canguru. Eu gostaria de agradecer à instituição e, especialmente, aos professores Ana Catarina, Bruno e Deise pela organização da turma de preparação olímpica, que foi uma enorme ajuda.” (Giovanni Girelli, 3º ano do curso técnico integrado em Edificações/TED – menção honrosa) 

Sobre a competição

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF).

Trata-se da maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países. No Brasil, o concurso é realizado desde 2009. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM