Estado fortalece Rede de Urgência e Emergência para o enfrentamento do coronavírus

Repasse integral de valores referentes aos programas da Rede tem como objetivo a manutenção dos prestadores de atendimento

Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) anunciou a transferência de recursos para unidades de atendimento às urgências e emergências do Estado. O aporte financeiro tem por objetivo fortalecer e preparar essas unidades para os atendimentos dos casos de Covid-19.

O pagamento integral dos valores referentes aos programas da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Estado de Minas Gerais, como medida de apoio ao enfrentamento da pandemia, foi aprovado, em caráter excepcional, conforme a deliberação CIB-SUS nº 3.142, do dia 2 de abril.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, o pagamento integral se mostra necessário na preparação dessas unidades. “Do ponto de vista do planejamento e das ações de saúde, o Estado, por meio dessa deliberação, garante o pagamento integral para os programas de atenção das redes de urgência e emergência. E isso é importante para manutenção dos prestadores diante deste cenário que estamos vivenciando”, disse.

Entre os repasses já realizados aos prestadores e municípios do Estado, para o enfrentamento do coronavírus, a SES-MG já realizou a transferência de valores referentes ao Prohosp Gestão Compartilhada, no montante de 28 milhões de reais. Também já foram transferidos recursos referentes às despesas relativas do Prohosp Incentivo, no valor de 78 milhões de reais. Além disso, para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o valor repassado foi da ordem de 61 milhões de reais.

Segundo o secretário, as transferências têm por objetivo dar mais condições para que os hospitais vinculados ao Prohosp e às UPAs, no contexto da rede de urgência e emergência, “se prepararem para o aumento de demanda”, explicou.

Em relação aos municípios, o Governo do Estado repassou 30 milhões de reais, para investimento na Atenção Primária.

“Esse repasse visa fortalecer os municípios na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual e estruturação das equipes no enfrentamento à doença. Além disso, para os municípios que possuem população indígena em seu território, há um aporte adicional de 1 milhão e 200 mil reais, para investimentos no cuidado da saúde desta população”, complementou o secretário.

Habilitação de novos leitos

Durante o pronunciamento, Carlos Eduardo Amaral também citou a publicação da Deliberação CIB-SUS nº 3.143, de 3 de abril, que aprovou o edital para credenciamento excepcional de leitos de UTI Adulto e Pediátrico em Minas. As solicitações serão julgadas e o resultados serão publicados, periodicamente, no Diário Oficial Minas Gerais.

“Essa medida visa à identificação de estruturas hospitalares do Estado que tenham condições de habilitar leitos de terapia intensiva. É importante citar que já temos cadastrados em torno de 2.700 possíveis leitos de terapia intensiva, sendo que, desses, esperamos o cadastro imediato de 550 leitos vinculados a esse edital. Reforçamos aqui, aos prestadores do Estado, que não esqueçam de habilitar seus leitos, pois este é um momento importante de preparação para o enfrentamento”, finalizou.

Boletim epidemiológico dessa terça (7)

De acordo com o boletim epidemiológico publicado na manhã dessa terça-feira (7), Minas Gerais tem 49.652 casos suspeitos de Covid-19 e 559 casos confirmados. Cem (100) mortes estão em investigação e 11 óbitos foram confirmados.

Foto: combate ao corona

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM