Estado espera abrir milhares de vagas na Formação Inicial e Continuada neste ano

Mais de 5 mil jovens mineiros tiveram a oportunidade de se qualificar gratuitamente por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) oferecidos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em 2021. Os cursos fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), atualmente inseridos no projeto Novos Caminhos, do governo federal. Foram dez diferentes opções de cursos, três deles em parceria com a Fundação Educacional Caio Martins (Fucam).

Salete Souza Santos integra o grupo. Ela fez o curso de Promotor de Vendas na Escola Estadual de Giru, no município de Joaíma, região do Jequitinhonha, e conta a experiência. “Ter feito esse curso foi incrível. A área de vendas é muito boa e eu já gostava bastante. A partir do curso, eu pude me aperfeiçoar mais”, conta.

Ainda segundo Salete, a formação irá abrir portas para os moradores do município. “O curso foi extremamente importante para as pessoas do nosso distrito que puderam participar. A gente vive em um local em que as oportunidades de trabalho são poucas e creio que, a partir do que aprendemos, ficou mais fácil pensar e lidar com o empreendedorismo”, finaliza.

Para 2022, a previsão da SEE/MG é que sejam oferecidas 26 mil novas vagas, em 74 opções de cursos. Pela primeira vez, o programa também será ministrado em unidades prisionais, socioeducativas e também em escolas de educação especial. Informações Agência Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM