A Polícia Federal do Brasil deflagrou na última sexta-feira, 26, a operação “Advenus”, para combater o tráfico de brasileiros para os Estados Unidos e Canadá. De acordo com as informações foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no município de Assis Brasil e também na capital Rio Branco, no Acre.
Os investigadores descobriram que atravessadores, mais conhecidos como coiotes, levaram brasileiros até o Peru através do Rio Acre ou da Ponte da Integração, que separa as cidades de Assis Brasil e Iñapari. Esta rota, entre o Acre e o Peru, faz parte do trajeto daqueles que desejam chegar à América do Norte.
As autoridades relataram que os criminosos se aproveitam da vulnerabilidade das pessoas e, em troca de dinheiro, prometem auxiliar a travessia de maneira ilegal para o Peru, e depois seguir até aos Estados Unidos.
Recentemente, a questão ganhou ainda mais relevância em razão da ocupação da ponte fronteiriça por centenas de estrangeiros de diversas nacionalidades, que visavam entrar em território peruano.(Com informações do Departamento de Comunicação Social da Polícia Federal).