ESF Bela Vista realiza evento do Janeiro Branco com café da manhã, roda de conversa sobre saúde mental e música

FOTO: Divulgação/ESF Bela Vista

O mês de janeiro já está na reta final, mas para os profissionais da saúde sempre é tempo de promover o bem-estar e falar sobre a saúde da mente. Por isso, na manhã desta sexta-feira (27), a equipe da Estratégia de Saúde Familiar do bairro Bela Vista (ESF Bela Vista) convocou a população para uma manhã mais do que especial.

Em clima de Janeiro Branco, os moradores do bairro participaram de um delicioso café da manhã, além de uma roda de conversa enriquecedora sobre afetividade e efetividade. Mas as atividades não pararam por aí. Até porque, parados eles não ficaram. Com muita animação, os profissionais colocaram todo mundo para se exercitar, lembrando-os da importância das atividades físicas para a saúde do corpo e da mente.

Otimismo e qualidade de vida andam lado a lado

Para incentivar a positividade entre os participantes, a equipe confeccionou um mural em branco e aplicou a dinâmica “Vamos colorir a vida”. Então cada pessoa escreveu uma palavra de otimismo no espaço. Tudo isso regado à boa música, com a apresentação de Ícaro Odonel. Até mesmo uma das enfermeiras, Edilene Ferreira, que também canta, soltou a voz e encantou o público presente com uma interpretação da música “Raridade”, do artista gospel Anderson Freire. “Falei sobre as pessoas serem espelho de bondade na vida dos outros”, ressalta Edilene.

Ainda segundo Edilene Ferreira, o evento teve como propósito reunir diferentes setores essenciais da saúde, inclusive os agentes comunitários (ACS), em uma única ocasião e, assim, proporcionar à população uma manhã repleta de conhecimento. “Muito se fala do Setembro Amarelo, que é de prevenção contra o suicídio. Mas fala-se muito pouco da depressão, dos cuidados com a saúde mental. E o Janeiro Branco vem abordando isso. Então tivemos uma roda de conversa, musicoterapia, fala de todos os profissionais da saúde primária (enfermeiro, médico, dentista, psicólogo e fisioterapeuta) e do NASF abordando esse tema. E um momento de musicoterapia, mostrando como a música pode relaxar e auxiliar na prevenção das complicações de saúde mental”, explicou a enfermeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Doação de medula óssea pode ajudar a salvar vidas

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A medula óssea, um tecido encontrado no interior dos ossos, desempenha um importante papel na produção de componentes sanguíneos essenciais, como