“Escola Referência Estadual” conta sobre o trabalho desenvolvido que proporcionou a indicação

A Escola Estadual São José está localizada na zona rural do município Coração de Jesus, no Norte de Minas

A unidade de ensino mineira escolhida como “Escola Referência Estadual” do Prêmio Gestão Escolar (PGE) traz características e experiências que demonstram superação na implementação do ensino remoto, que foi necessário devido à pandemia da Covid-19. Localizada no distrito de Aristides Batista, a Escola Estadual São José fica a 35 km da sede do município Coração de Jesus, no Norte de Minas. Lá, acessar o sinal de internet é mais difícil e, por isso, a escola e os alunos buscaram desenvolver diferentes e criativas iniciativas para vencer os desafios que se apresentaram neste momento em que as atividades escolares presenciais estão suspensas.

Uma das primeiras ações foi a elaboração de um horário de aula diferente do praticado presencialmente. “O sinal de internet é difícil, então tivemos que nos adaptar ao aluno”, destaca a diretora da escola, Zilma Gonçalves Oliveira. Na escola, todos os alunos recebem os Planos de Estudos Tutorados (PETs) impressos e para a entrega das apostilas houve a mobilização da comunidade.

Aluna Lorena resolvendo questões do Plano de Estudo Tutorado. Foto: Arquivo da Escola

“Tenho alunos que moram a 13 km da escola e o único acesso é utilizando o transporte escolar. Então, pensamos em soluções para que as apostilas pudessem chegar até eles. Fizemos parceria com toda comunidade. Hoje a escola conta com a participação de quase 100% dos pais ou responsáveis. Além disso, tem uma linha de ônibus que passa por várias comunidades e promove a entrega para alguns alunos. Todo mundo está envolvido”, conta.

Ainda segundo a diretora, a devolução dos PETs acontece da mesma forma e o retorno está sendo muito positivo. “O número de alunos que estão devolvendo o material está muito bom. Temos pouquíssimos PETs que ainda não foram devolvidos. É gratificante saber que estamos fazendo alguma coisa para os nossos alunos não ficarem prejudicados. Nossa preocupação maior é com eles”, afirma Zilma.

O Plano de Estudo Tutorado é a principal ferramenta e instrumento estruturante do Regime de Estudo não Presencial, implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) neste momento em que as atividades escolares presenciais estão suspensas. A diretora explica, ainda, que além dos PETs, os professores também passaram a utilizar os programas do Se Liga na Educação para a elaboração das aulas, iniciativa que também faz parte das atividades remotas da rede pública estadual de Minas Gerais e é complementar ao PET.

Atenção aos professores

Com a implementação do ensino remoto, a direção da escola verificou que não apenas os estudantes encontravam dificuldades para lidar com as novas tecnologias, mas que alguns professores também precisavam se reencontrar. “Tivemos que montar estratégias para auxiliar os professores porque percebemos que alguns deles também tinham dificuldades. Nossa escola está localizada na zona rural e, antes da pandemia, não tínhamos muito o costume de usar a tecnologia”, ressalta Zilma.

Assim, pensando em toda a comunidade escolar, foi feito um grande trabalho em equipe. O primeiro passo foi fazer um levantamento para saber quais professores tinham mais desenvoltura com as novas ferramentas. Depois, foi pedido a eles que auxiliassem os colegas. Também foram ministrados minicursos e montado um informativo semanal. “Neste material colocamos dicas de atividades e informações que são discutidas nas reuniões de módulo, facilitando o acesso para todos”, comenta a diretora.

Ela destaca, ainda, a realização de um trabalho feito em parceria entre os educadores, no qual o diálogo é constante. “Sempre que eles têm alguma dificuldade, nos procuram para que possamos pensar juntos uma solução”, revela.

Cidade em festa

De acordo com Zilma, ao ficar sabendo do resultado do PGE toda comunidade comemorou. Principalmente, segundo ela, porque o trabalho de sucesso é resultado de muita união. “Nós estamos em êxtase. Todo mundo está comemorando e isso é muito bom. Tudo que fazemos é resultado de um trabalho em equipe. Todos têm uma parcela de responsabilidade. A comunidade inteira se uniu para que o ensino remoto pudesse dar certo”, afirma a diretora. A participação da escola no PGE foi incentivada pela equipe da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Montes Claros.

Após ser indicada como “Referência Estadual”, a Escola Estadual São José participará da etapa regional, na qual serão selecionadas cinco escolas (uma por região do país). Essas cinco escolas serão conhecidas até o dia 20 de novembro e participarão da etapa final do PGE. A divulgação da “Escola Referência Brasil” acontecerá no dia 10 de dezembro.

O Prêmio

A edição especial deste ano do PGE busca reconhecer práticas exitosas realizadas pelas escolas neste momento de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. Estão sendo premiadas equipes escolares que conseguiram transformar o momento de apreensão em soluções criativas e inovadoras de forma colaborativa e conjunta para manter o clima educacional, apesar do afastamento social.

O PGE é promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed); Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI); e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Ele conta, também, com parceiros e apoiadores: Bett Brasil, Conselho Britânico, ConsisTI, Fundação Itaú Social, Fundação Itaú para Educação e Cultura, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, MEC, UNESCO, UNICEF e Univesp.

Premiação

A premiação contemplará a equipe inscrita (gestor, um coordenador/especialista em educação básica e quatro professores – de preferência um por área). O Consed e seus parceiros vão ofertar premiação em dinheiro no valor de R$ 5 mil para cada uma das 27 escolas selecionadas pelos Comitês Estaduais como “Referência Estadual”. As cinco escolas finalistas selecionadas como “Referência Regional” receberão R$ 10 mil cada. Já a escola “Referência Nacional” receberá a premiação no valor de R$ 30 mil. Também são oferecidas bolsas de especialização a distância, pela Univesp, aos gestores e professores cujas escolas tenham suas iniciativas premiadas nas diversas categorias.

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