O Ipatinga Futebol Clube comunicou, nesta quinta-feira (21), por meio das redes sociais, um parecer sobre a situação financeira do clube e a possibilidade de não disputar o módulo 2 do Campeonato Mineiro em 2022.
Por meio de nota, a diretoria do Ipatinga informou que o clube, no momento, encontra-se em uma situação financeira delicada, devido à falta de recursos para arcar com as despesas necessárias do time durante o Campeonato Mineiro.
Além disso, a questão econômica do clube é considerada grave, ao ponto de a diretoria comunicar a possibilidade de encerrar as atividades. “Neste momento contamos com o apoio de outros empresários da cidade e autoridades para que o Ipatinga não feche as portas. É triste, lamentável, mas é a realidade do clube há muitos anos”, informa a nota.
Crise financeira no Ipatinga
De acordo com o comunicado, a atual diretoria do clube já havia tomado a decisão de não disputar o Campeonato Mineiro devido à falta de recurso financeiro. Mas essa questão foi reavaliada após o clube receber uma oferta de patrocínio por parte de um empresário.
“Ele [o empresário] propôs ao Ipatinga disputar o campeonato com o mesmo assumindo todas as responsabilidades de folha salarial do elenco e comissão técnica. Sendo assim, foi tomada a decisão de disputar e o clube seguiu com os trâmites normais de contratações, planejamento etc.”, comunica a nota.
Ainda segundo o clube, “há mais de 15 dias ele [o empresário] promete enviar o dinheiro ‘amanhã’, mas até a publicação desta nota o recurso não havia chegado”. Dessa forma, a diretoria do Ipatinga informou que, “diante da incerteza da entrada de recursos, o clube está numa situação delicada e pode, sim, não disputar o Campeonato”.
O Ipatinga destaca que tem procurado outras parcerias para apoiar financeiramente o clube, mas tem encontrado dificuldades. O clube possui uma dívida trabalhista muito alta, e por esse motivo não consegue os documentos necessários para a liberação de aporte financeiro.
“Tentamos buscar ajuda em outros parceiros na cidade e em 2022 o Ipatinga teve apenas o apoio de duas empresas […] mas infelizmente não são suficientes para a disputa da competição”, explicou na nota o Ipatinga.
Ipatinga no Campeonato Mineiro
O time mineiro, do Vale do Aço, estava em fase de preparação para iniciar a disputa do módulo 2 do Campeonato Mineiro. No dia 15 de abril, o clube anunciou a contratação do técnico Jorge Castilho para comandar o elenco e a equipe técnica do Tigre, formada pela diretoria do clube.
A estreia do Ipatinga na competição está marcada para a próxima quarta-feira, dia 27, contra o Tupi, no Ipatingão.
Sobre o clube
O Ipatinga Futebol Clube foi fundado em 1998. O clube teve a fase de ouro nos anos 2000, saindo da terceira divisão mineira para a Série A. Conquistou uma Taça Minas Gerais (2004), um Campeonato Mineiro (2005), um vice (2006) e chegou à semifinal da Copa do Brasil.
Em 2013 o clube jogou durante a temporada com o nome de Betim Esporte Clube, tendo sua sede na cidade de Betim, mas jogando em Sete Lagoas e em Nova Serrana. Retornou à cidade de Ipatinga em 2014, voltando a se chamar Ipatinga Futebol Clube.
Os mando de jogos do Ipatinga acontecem no Estádio Municipal João Lamego Netto, conhecido popularmente como Ipatingão. Construído em 1982, o estádio tem a capacidade de receber mais de 20 mil torcedores.