GOVERNADOR VALADARES – Mais de 172 mil mineiros estão entre os mais de 2 milhões de candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que acontece neste domingo (5). As provas serão aplicadas em 220 cidades do país, incluindo 27 em Minas Gerais.
No Estado, as provas do CPNU serão aplicadas nas cidades de Almenara, Araçuaí, Araxá, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Ituiutaba, Janaúba, Januária, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Pirapora, Itajubá, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia.
O CPNU, também conhecido como “Enem dos Concursos”, oferece 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. As oportunidades são para cargos de níveis médio, técnico e superior em diversas áreas, como saúde, educação, segurança pública, meio ambiente e finanças.
O cargo com maior número de inscritos é o de Técnico em Indigenismo da Funai (de nível médio). São 323.250 candidatos. Na sequência, aparecem Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (Região Nordeste / IBGE), também de nível médio, com 316.543, e Auditor-fiscal do Trabalho (MTE / Auditoria e Fiscalização), com 315.899. O cargo com menos inscritos é o de Engenheiro (AGU / Engenharia Agrônoma), que pertence ao Bloco 1, com 834 candidatos confirmados.
Os candidatos poderão concorrer às vagas em diferentes cargos com uma única prova, desde que os cargos estejam no mesmo bloco temático. São oito blocos temáticos no total, abrangendo áreas como administração, gestão pública, saúde, educação e segurança pública.
Prova em dois turnos
As provas do CPNU serão compostas por questões objetivas e discursivas. As questões objetivas serão de múltipla escolha e as discursivas exigirão a elaboração de textos. As provas serão aplicadas em dois turnos: manhã (9h às 13h) e tarde (15h às 19h).
Sobre o dia da prova
Para fazer a prova, é necessário levar caneta preta de material transparente. Caneta azul, lápis, borracha e outros objetos não podem permanecer na mesa do candidato durante a prova.
É proibido o uso de boné, chapéu, gorro, óculos escuros ou similares durante as provas. Protetores auriculares ou fones de ouvido também são proibidos. Celulares e relógios deverão ser guardados nos envelopes porta-objetos (fornecidos pelos fiscais de sala).
Sobre o local da prova e documentos
Para saber onde vai fazer a prova, o candidato deve acessar o cartão de confirmação de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), na mesma página da internet em que fez a inscrição. As informações estarão disponíveis na Área do Candidato.
O cartão de confirmação traz, entre outras informações, número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. Mesmo não sendo obrigatório, o Ministério da Gestão recomenda levar o cartão no dia da realização da prova.
O candidato deve levar também documento de identidade original com foto. Não serão aceitas, em nenhuma hipótese, cópias, mesmo que autenticadas. Também é possível apresentar documentos digitais.