WhatsApp-2.png

Embaixada e consulados dos EUA retomam emissão de vistos no dia 8 de novembro

Em Valadares a fila para a emissão de visto dos EUA cresce e entrevistas já estão esgotadas para este ano

A Embaixada e consulados dos Estados Unidos no Brasil vão retomar, a partir do dia 8 de novembro, as emissões de todos os tipos de vistos, conforme anunciado nesta terça-feira (26) pelo porta-voz da Embaixada dos EUA, Tobias Bradford. Mas o calendário de entrevistas para obter o visto americano na agências de viagens está apertado. O acúmulo é gerado pelo fechamento dos consulados americanos no Brasil, causado pela pandemia do coronavírus desde 2020.

De acordo com informações da Embaixada e de consulados dos Estados Unidos no Brasil, um número significativo de vagas para entrevistas, incluindo datas para este ano, já foi disponibilizado. As entrevistas já marcadas poderão ser reagendadas para uma data mais próxima, de acordo com a disponibilidade. A Embaixada e consulados recomendam que os solicitantes de visto chequem regularmente o site de agendamento para novos horários.  

Em uma agência de turismo em Governador Valadares é grande a fila de pessoas que estão aguardando entrevista para obtenção do visto junto ao Consulado para viajar aos Estados Unidos. “Mesmo durante a pandemia, o Consulado continuou fazendo os agendamentos. Com a abertura do Consulado, iremos começar a atender as pessoas que já estavam agendadas. Além disso, a tendência é que, à medida que vai passando o tempo, vão liberando mais vagas. Quem já pagou a taxa consegue remanejar”,  explicou Carlos Teixeira, gerente da agência.

A orientação de Carlos Teixeira é que os turistas que desejam emitir o visto adiantem toda a documentação e deem início ao processo. “Com a abertura estão surgindo novas vagas. A pessoa interessada em obter o visto ou renovar precisa procurar a agência para verificar no sistema e conseguir encontrar uma vaga”, orienta.

Outra agência localizada em Ipatinga, especializada em visto americano, já está se preparando para o retorno das entrevistas para visto de turismo. “Nossa agência vem se preparando para essa retomada das entrevistas desde o início da pandemia, com uma infraestrutura adequada. Possuímos uma equipe trabalhando para viabilizar uma data cada vez mais próxima para os nossos clientes, com êxito na relocação dos solicitantes que tinham agendamento para o fim do próximo ano, transferindo para o início de 2022”, afirmou Priscilla Tomaz, gerente comercial.

A política anunciada pelo governo Biden, vigente a partir de 8 de novembro, define que os viajantes completamente imunizados deverão apresentar, antes do embarque, o comprovante de vacinação – incluindo nome, data de nascimento, produto vacinado e as datas da administração de todas as doses – e um teste PCR ou antígeno negativo feito até três dias antes do embarque.

Segundo a Embaixada, serão aceitas todas as vacinas aprovadas integralmente e para uso emergencial pelo FDA e Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o mix de vacinas. A dose final deve ser administrada ao menos duas semanas antes do embarque para os EUA.

De acordo com a Embaixada, crianças e adolescentes de até 17 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação, mas devem ter um teste negativo realizado no mesmo período dos adultos que os acompanham. Esse novo sistema de viagens substitui as restrições existentes para o Brasil e outros países, implementando uma abordagem consistente em todo o mundo.

Liberação dos EUA para passageiros do Brasil movimenta agências de viagens

Negócios ligados ao mercado de viagens internacionais começam a se movimentar com a perspectiva de liberação da fronteira dos EUA para a entrada de passageiros vacinados do Brasil. Empresas de imigração, seguros de viagens e casas de câmbio se preparam para atender a demanda represada. A suspensão dos vistos americanos na pandemia provocou gargalo nos procedimentos.

Em 2019, 2,1 milhões de brasileiros foram aos Estados Unidos, de acordo com levantamento do Departamento Nacional de Viagens e Turismo americano. Trata-se do segundo destino internacional mais procurado pelos brasileiros, atrás somente da Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM