Em cerimônia, novos soldados em Valadares e Ipatinga recebem boina

Aconteceu na segunda-feira, 9, e na terça-feira, 10, respectivamente, a cerimônia de entrega de boinas a novos soldados em Valadares e em Ipatinga. Esse evento representa o início da carreira policial militar, com a apresentação de valores importantes para a corporação, como patriotismo e respeito.

Em Valadares a solenidade de entrega de boina, com apresentação da Bandeira Nacional, foi realizada pela 8ª RPM. Já em Ipatinga foi no Comando da 12ª Região de Polícia Militar (RPM). Participaram do evento 59 discentes, em ambas as cidades.

Solenidade em Valadares

A solenidade ocorreu no Pátio da 101ª Companhia de Ensino e Treinamento da 8ª RPM, às 19 horas, sob coordenação do capitão Assunção. Além disso, contou com a presença do comandante da 8ª RPM, comandantes de unidades, oficiais do Estado Maior da Região, diversos militares e familiares dos alunos.

As atividades do CFSd tiveram início em 25 de fevereiro deste ano, com formatura prevista para o dia 25 novembro de 2022. O objetivo é a habilitação do discente e a contribuição para a preservação de dignidade, liberdade e direitos fundamentais do cidadão mineiro.

Solenidade em Ipatinga 

Em Ipatinga, a solenidade aconteceu no pátio do 14º Batalhão. O comandante da RPM, coronel Juliano Fábio Lemos Dias, ressaltou que, após essa fase do curso, além de receberem a boina, os soldados da segunda classe receberão também a tarjeta de identificação. Os discentes ainda estão em fase de preparação para o início do estágio operacional supervisionado.

De acordo com o coronel, a cerimônia de entrega da boina tem todo um simbolismo, já que  busca incentivar, desde a formação, o sentimento de pertencimento. “Temos que trazer, desde os primeiros dias de caserna, o patriotismo para os nossos militares. Hoje, já com a farda completa, eles podem sentir o que é essa segunda pele, e temos orgulho de mostrar para eles o que é vestir a farda da Polícia Militar de Minas Gerais”.

No decorrer da cerimônia, os padrinhos e madrinhas entregaram as boinas para os alunos. Em seguida, os discentes executaram a primeira continência fardados a bandeira, como forma de respeito, e fizeram o juramento ao pavilhão nacional.

Para o soldado Santiago, da 2ª Classe, é emocionante receber a boina e usar a farda completa, já que essa é a maior identificação de um militar perante a sociedade. “Sentimos que temos cara de policial militar. O que levanta a nossa moral, já que ainda estamos em pleno processo de formação para proteger a população mineira. Temos um caminho pela frente até a formatura no mês de novembro. Já aprendemos muito e ainda temos muito que aprender, para depois de formados entregar o nosso melhor”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM