Em breve Valadares vai contar com a PrEP, combinação usada no combate ao HIV

Governador Valadares vai passar a contar com mais um reforço na saúde. Trata-se da “Profilaxia Pré-Exposição ao HIV” (PrEP), uma combinação de medicamentos para prevenir o HIV, que será disponibilizado gratuitamente às pessoas que sejam candidatas ao uso. A profilaxia é voltada para as populações-chave, formadas por pessoas que têm maior risco de ser infectadas pelo HIV. A distribuição da medicação será feita mediante assistência e acompanhamento pela equipe multidisciplinar do Centro de Referência em Atenção Especial à Saúde Dr. Ladislau Salles (CRASE). Os profissionais já passaram por treinamento e estão aguardando a chegada dos medicamentos para dar início aos atendimentos.

“A implementação da PrEP na cidade é mais uma conquista da gestão que trabalha em prol da saúde pública de Valadares”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali.

De acordo com a Prefeitura de Valadares, a PrEP  é uma das muitas formas de prevenir a infecção causada pelo vírus HIV, compondo o que é chamado de prevenção combinada, mas não é capaz de proteger das outras infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), como sífilis, clamídia, gonorreia, hepatites B e C e HPV. A nova estratégia de prevenção vai funcionar da seguinte forma: o Governo do Estado fornecerá a medicação e o Município será responsável pela assistência ao usuário, que consiste na avaliação da indicação do uso, e acompanhamento clínico-laboratorial. Assim, o indivíduo que tiver indicação de uso tomará diariamente um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um “possível” contato sexual de risco para o HIV.

De acordo com Webert Arão, presidente da Associação Atlética União, Igualdade e Força, a implementação da PrEP na cidade é um grande passo para a saúde e teve o empenho de muitas pessoas para que fosse de fato concretizado. “Diversas cidades no Brasil tiveram resultados positivos depois que implementaram a PrEP, e aqui penso que podemos também mudar nossa realidade epidemiológica. Estamos falando de um método que vai melhorar e muito a saúde das pessoas, além da melhora na qualidade de vida e qualidade de vida sexual para a população”, enfatizou ele.

O CRASE está localizado na rua Osvaldo Cruz, n° 42 – Esplanada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Acidente na MG-108 deixa dois feridos em Manhumirim

🔊 Clique e ouça a notícia MANHUMIRIM – Um carro capotou na manhã deste sábado (27) na MG-108, próximo ao Córrego do Lessa, em Manhumirim. O acidente deixou dois homens