Faltam 12 dias para a realização do 1º turno das eleições deste ano. Em Governador Valadares mais de 200 mil eleitores estão aptos para escolher nas urnas os seus representantes a deputado (estadual e federal), governador, senador e presidente. A contagem regressiva do calendário eleitoral segue, então, os últimos passos para os preparativos do dia 2 de outubro.
No Cartório Eleitoral em Governador Valadares, a movimentação é pontual. Eleitores buscam informações sobre a situação do título de eleitor, tiram dúvidas sobre os locais de votação. Além de solicitarem a emissão da 2ª via do título de eleitor. Neste momento do calendário eleitoral esses são os serviços disponíveis para quem deixou para última hora alguma pendência com a Justiça Eleitoral.
“Diariamente a gente tem muitas pessoas procurando a gente por desconhecer os benefícios do e-título, e, então, comparecem ao Cartório Eleitoral. Estamos tendo a procura de muitos eleitores que estão com algum tipo de pendência no título que prejudica, por exemplo, tirar passaporte, fazer matrícula. São esses dois tipos de atendimentos que estamos tendo aqui no cartório nas últimas duas semanas”, disse Jean Cláudio Farias, chefe de cartório em Governador Valadares.
De olho nas datas, quem deseja emitir a 2ª via do título de eleitor tem poucos dias para ir até o Cartório Eleitoral. Isso porque o prazo para a solicitação já se encerra nesta quinta-feira (22). O cartório fica na avenida Minas Gerais, 792, Centro. O atendimento é realizado das 12h às 18h, de segunda a sexta. O telefone de contato é o (33) 3271-2018.
Como votar sem o título de eleitor?
Mas mesmo que o eleitor não consiga solicitar a tempo o documento há outras formas para que no dia da eleição o voto na urna seja garantido.
“A segunda via não é mais necessária para exercer o direito ao voto. Basta que o eleitor saiba qual é o local de votação. Se ele estiver em dúvida, e não conseguiu tirar a segunda via, ele tem a opção de baixar o aplicativo no celular, o e-título, comparecer ou ligar para o cartório eleitoral, para podermos passarmos essa informação. E também pelo número 148, que é o atendimento ao eleitor em toda Minas Gerais. O eleitor também pode consultar no site do TRE ou TSE e votar normalmente sem o título de eleitor”, explicou Jean Cláudio Farias, chefe de cartório.
