Duplicação da BR-381/MG: ponte Severo está com 85% da estrutura concluída

Neste mês de junho, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue avançando nas obras de construção da ponte Severo I, na duplicação da BR-381/MG. A travessia já tem cerca de 85% de toda a estrutura pronta e vai abrigar, quando concluída, tráfego em duas pontes paralelas, com o sentido de fluxo individual duplicado. A frente de obras está localizada no km 295 da rodovia federal, no município mineiro de Antônio Dias.

A ponte tem o diferencial de construção com a utilização de estruturas metálicas para compor as vigas de sustentação das pistas. Essa solução de engenharia reduz o tempo de obra e os impactos ambientais, além de estimular a economia da região do Vale do Aço.

As vigas são fabricadas em Ipatinga e ainda conferem mais leveza para toda a estrutura. Os vãos variam de 69 a 86 metros de altura, conforme o relevo abaixo da plataforma. As vigas recebem tabuleiro em concreto armado, com 9,2 metros de largura, e o revestimento asfáltico para compor a pista de rolamento.

A ponte está no traçado projetado da BR-381/MG denominado Binário Piracicaba e é construída para vencer o Vale do Córrego Severo, eliminando curvas e aclives da pista antiga. Dessa forma, o novo trecho vai proporcionar mais segurança aos usuários da rodovia.

Quando finalizada, a ponte do Severo I terá 227,9 metros de extensão, compondo o conjunto de obras de artes especiais (OAEs) do lote 3.1 das obras de duplicação da BR-381/MG.

Atualmente, este lote de obras possui 13 quilômetros de pistas duplicadas entre o km 297 e o km 310, sendo esses compostos pelas pontes Severo I e Prainha, os túneis Antônio Dias e Prainha, e a Passagem Inferior de Antônio Dias, que já estão liberados ao tráfego de veículos.

Ao todo, são seis pontes, quatro túneis, dois viadutos e uma passagem inferior (PI) que compõe os três binários projetados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM