Diretoria de Tecnologia e Sistemas da PMMG desenvolve projeto inédito na área de comunicação

O projeto potencializa a rede de rádio digital para atendimento das Frações PM mais distantes (Foto: Divulgação/PMMG)

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio da Diretoria de Tecnologia e Sistemas (DTS), desenvolveu solução específica para reforçar o sinal das repetidoras de alto tráfego, para potencializar a rede de rádio digital para atendimento das Frações PM mais distantes das respectivas Sedes. O objetivo é ampliar a área de cobertura das repetidoras de alto tráfego e ao mesmo tempo viabilizar a utilização de torres de terceiros com baixa capacidade de carga e minimizar os custos com a aquisição e implantação de repetidoras e novas torres de telecomunicações.

Segundo a PCMG, a instalação de infraestrutura convencional demandaria alto investimento em equipamentos de rádio, bem como em torres de telecomunicações com capacidade adequada para tal instalação. A Gerência de pesquisa, projetos e Equipe de Assessoria de Gestão Estratégica desenvolveu um projeto de baixo custo que compreende a utilização de três terminais de rádio móvel digital interconectados de modo que, o sinal recebido da repetidora convencional mais próxima seja replicado para uma determinada área. Para implantação deste tipo de solução foi necessário desenvolver um Box armário do tipo bastidor outdoor leve provendo abrigo dos equipamentos como cabos, baterias e conectores de RF, antenas, fonte de alimentação, duplexador de antenas e outros equipamentos necessários.

Conforme pregão eletrônico realizado em dezembro de 2021, a PMMG adquiriu 326 bastidores para serem instalados nas primeiras localidades mais vulneráveis e que apresentam alguma dificuldade de sinal de comunicação, muito em função da topografia do estado. A estimativa é que a nova tecnologia gere uma economia para os cofres públicos da ordem de R$ 440 mil por ponto de repetição.

Segundo o 1º Tenente Samir Almeida Kamond Tarabay, adjunto da EAGE, por se tratar de um projeto de desenvolvimento original, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) realizou todo o processo de registro da propriedade e proteção intelectual junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Portanto, a PMMG possui a proteção intelectual para ceder e/ou comercializar com outros órgãos e/ou empresas. Caso o bastidor seja construído com as mesmas características. 

De acordo com o capitão Renato Farina Barreto, chefe da Gerência de Pesquisa e Projetos da Equipe de Assessoria de Gestão Estratégica (EAGE) da Diretoria de Tecnologia e Sistemas, todos os municípios de Minas Gerais serão contemplados. Os equipamentos já foram entregues nas sedes das Regiões PM e, seguindo um cronograma, os técnicos da DTS farão a operacionalização dessa mão de obra. A 15ª RPM em Teófilo Otoni e adjacências já iniciou o processo de instalação.

“São inventos como este que potencializam o desempenho da nossa tropa e trazem significativa melhoria das condições de atuação operacional para o combate ao crime e as organizações criminosas no nosso Estado. Em meio a tantos desafios relacionados com a disponibilidade e o aprimoramento dos recursos tecnológicos, a Diretoria de Tecnologia e Sistema continua incessantemente buscando inovações de suporte logístico e operacional para encurtar as distâncias e potencializar as ações policiais, fornecendo ao nosso policial militar da ponta da linha o suporte tecnológico necessário para melhor desempenho da atividade policial militar.” frisou o coronel Cláudio Márcio Pogianelo, diretor/DTS. (PMMG)

Com informações do Subten PM Deiwson Magal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Deslizamento de terra deixa dois homens soterrados

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Na tarde desta quinta-feira (19), por volta das 14h, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado para atender uma ocorrência