Diocese de Valadares se pronuncia contra atos de violência da extrema direita e cita aborto

Bispo Dom Félix se pronunciou nessa sexta-feira (13). FOTO: Diocese de Valadares

O pronunciamento aconteceu nessa sexta-feira (13), por meio do bispo Dom Félix, nas redes oficiais da Diocese

A Diocese de Governador Valadares fez um pronunciamento, nessa sexta-feira (13), em desfavor dos atos de intolerância, violência e vandalismo que assolaram o Brasil nas últimas semanas. A fala do bispo Dom Félix repercutiu e até mesmo surpreendeu cristãos católicos de extrema direita que concordam com os manifestos contra o atual governo.

“Amados irmãos, amadas irmãs! Nos últimos tempos, o povo brasileiro tem convivido com muita tensão e agressividade por causa da polarização política. Passadas as eleições e com a posse do novo governo, é hora de reconstruirmos as relações que foram feridas ou desfeitas, inclusive, entre cristãos e católicos. É hora de retomarmos a vida com esperança de dias melhores, sem medo do comunismo, mesmo porque o presidente eleito já esteve no poder por dois mandatos e o seu partido, por quatro mandatos, e nada disso aconteceu. Nada de medo! É hora de termos fé e confiança em Deus, que tem o comando de tudo”, declarou Dom Félix.

Aborto e extremismos

O bispo também fez questão de pontuar alguns posicionamentos incoerentes, os quais pessoas que se afirmam cristãs utilizam como justificativa para a propagação do ódio. Segundo Dom Félix, essas pessoas “instrumentalizam” os termos Pátria, Família e Religião com base em interesses políticos, econômicos e ideológicos que não condizem com o real propósito da igreja.

“Não podemos nos esquecer de que todo extremismo é ruim, tanto o de esquerda como o de direita. Porém, temos que ter medo, não do comunismo, um movimento extremista de esquerda, que está quase extinto. Temos que ter medo é do fascismo, movimento de extrema direita, cujos defensores instrumentalizam a Pátria, a Família e a Religião a serviço dos seus interesses políticos, econômicos e ideológicos; pessoas que defendem a intervenção militar e o armamento da população; que invadem e destroem prédios e lugares públicos e incendeiam veículos; que promovem premeditadamente a desinformação; que agridem até fisicamente quem pensa diferente deles”, enfatiza.

Para a surpresa de muitos religiosos, Dom Félix cita, inclusive, o aborto. “Instrumentalizam a Família, porque dizem que são contra o aborto, mas muitas dessas pessoas já o praticaram. Muitos, por exemplo, são donos de farmácia e, sem nenhum peso de consciência, vendem a pílula do dia seguinte, que é abortiva. Isso é incoerência! Depois, a lei do aborto não obriga ninguém a abortar; aborta quem quiser. Os donos de farmácia também não são obrigados a vender a pílula do dia seguinte. Mas por que a vendem? Não será por que o lucro fala mais alto do que sua consciência![?]”, questiona.

‘Falso deus’ e campanha eleitoral nas igrejas

Na sequência, Dom Félix se opõe ao uso dos espaços religiosos para debates políticos. Afinal, o bispo acredita que essa prática favorece apenas determinados grupos e incentiva a desonestidade. “Instrumentalizam a Religião, porque a usam em benefício próprio ou do seu grupo, a fim de conseguirem os seus intentos maquiavélicos e desonestos. Deturpam de propósito o sentido da Palavra de Deus e fazem do templo um lugar para campanha eleitoral e para falar mal dos adversários – o que não condiz com a verdadeira Religião”, afirma Dom Félix.

Além disso, Dom Félix alerta sobre a idolatria a políticos e hipocrisia. “Quem segue de fato a Jesus Cristo põe em prática o amor a Deus. Mas ao Deus Criador e Salvador, Deus da Vida e da Misericórdia, e não a um falso deus, que é contra o aborto, mas aprova o porte e uso de armas de fogo, que matam pessoas inocentes; e que fecha os olhos à destruição criminosa do meio ambiente para que empresas multinacionais possam obter lucros exorbitantes à custa do sofrimento do povo. Quem segue de verdade a Jesus Cristo põe em prática o amor ao próximo. Mas a todos, sobretudo, os mais fracos e necessitados, inclusive os inimigos, assim como Jesus nos amou, doando a sua vida na Cruz por nós e pela salvação de toda a humanidade”, conclui.

No último dia 8 de janeiro, data do ataque à Praça dos Três Poderes, em Brasília, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também se pronunciou contra os atos. Por fim, o bispo pede aos cristãos católicos que se atentem a informações falsas – como notícias que se propagam rapidamente na internet, deixem de lado as divisões e se abram ao diálogo, ao perdão, à solidariedade e à paz.

Comments 8

  1. Elcio says:

    Este Bispo é da Esquerda Petista doente, vai embora de Valadares,.

  2. Alair Lemes says:

    A citada publicação não está mais disponível no site da Diocese, seria arrependimento, lucidez ou o que mais?

  3. Harold says:

    Joio na Igreja, é o que é esse bispo. Ele não representa a opinião e posição da Santa Igreja Católica, fala por si mesmo. Mas escandaliza. Defensor da TL, comunista. Oremos por sua conversão.

  4. Rosemary Mafra Nunes Leite says:

    É lamentável a atitude de tantos católicos que se voltaram contra o pronunciamento do senhor Bispo. Ele nao afrontou absolutamente nada, ao contrário, sua intençao foi benevolente e fazer com que nós os fieis pudessémos refletir no que esta na Biblia. Realmente a reaçao violenta contra seu pronunciamento é uma demonstraçao de quanto estamos doentes e desesperançosos. Triste sociedade hipócrita.

  5. Jorge Rodrigues dos Santos says:

    Esse “bispo” é uma vergonha! Por onde andou esse sujeito nas invasões de propriedades, quebradeiras em governos passados do PT? É crime quando não é praticado pela esquerda? E quanto à sua fala sobre aborto, uma lastima! Não a toa a igreja católica vem perdendo fieis pelo mundo!

  6. decio says:

    Bispo deve ter fumado um cigarro da Jamaica, só pode! Cara de pau, comunista e ainda tem a capacidade de depreciar o dano ao pensamento cristão com a aceitação do aborto.

  7. Denise Avellar Valentini says:

    Inacreditável que um ser desses seja representante da igreja católica! Está mais alinhado com os servos do demônio!! Meu repúdio a suas declarações!!

  8. ANTONIO ALFREDO RODRIGUES E SILVA says:

    Bispo comunista . Vai queimar no fogaréu do satanás! Deus é maior!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM