Preocupadas com os reflexos da pandemia do novo coronavírus, profissionais da Casa do Servidor estão produzindo material educativo para ajudar a população a superar este momento
A humanidade está passando por uma situação nunca vista, nos dias atuais, e isso tem gerado muita angústia, medo e ansiedade nas pessoas. Para informar e orientar a população neste momento, os profissionais da Casa do Servidor produziram materiais educativos.
A psicóloga Ítala Michelle Fernandes pede cautela e ponderação neste momento novo e de isolamento. Mas também pede paz, amor, compreensão e contatos on-line. “Isso nos ajuda a manter a conexão, mesmo longe fisicamente. Estamos recebendo um excesso de informação e, muitas vezes, não sabemos como administrar tudo isso, e nos sentimos muitas vezes desesperados”.
Ela orienta que todos precisam entender os sentimentos, acolhê-los para saber lidar com eles. “Neste momento estamos mais sujeitos a ter crises de ansiedade, irritabilidade, medo. Sentimentos que tem sido comuns a todos e são, neste momento, normais e necessários. Por isso precisamos encarar nossos medos, fazer ajustes, buscar novos caminhos. Mas vá no seu ritmo, veja o que está a seu alcance. Não estamos sozinhos”, complementa.
Para enfrentar tudo isso, explica, é importante ocupar os dias e não se deixar ser consumido pela enxurrada de informações ou pelo ócio. É nesse sentido que ela elaborou algumas dicas. Confira:
1) Estabeleça uma nova rotina, reorganize seu dia: horário para acordar, para fazer as refeições, para trabalhar de casa, para ter um lazer, fazer uma atividade física, etc.
2) Organize sua casa: vivemos reclamando que não temos tempo para organizar nossas coisas e nossa casa. Aproveite para arrumar o guarda-roupa, os armários, doar coisas que não usa mais. Isso ajuda o tempo a passar mais rápido e ajuda a fazer uma faxina mental também!
3) Vá para a cozinha: aprenda coisas novas, novos pratos, faça refeição com a família e aproveite esse momento que no nosso dia a dia não temos tempo.
4) Escolha as informações que deseja consumir: precisamos aprender a filtrar o que vamos assistir e ler. Recebemos muitas informações erradas. Busque as fontes oficiais do governo. Se perceber que as informações estão lhe deixando mais ansioso, evite-as!
5) Tire um tempo para se cuidar: existem vários vídeos no youtube que ensinam exercícios para fazer em casa, que você não precisa de nenhum aparelho; tenha uma alimentação saudável.
6) Brinque com seus filhos: reúna a família para jogar, ensinar brincadeiras novas, colorir. São tempos preciosos que farão muita diferença na vida dos seus filhos. Isso serve para os idosos também!
7) Consuma informações saudáveis: leia livros, escute música, escute podcasts, assista filmes.
8) Tome sol: no quintal, na varanda, na janela. Sol é saúde!
9) Faça a sua parte: se puder ficar em casa, fique! Tome as medidas de higiene que são recomendadas, evite contato físico. Se preocupe apenas com o que você pode controlar.
10) Não se desespere: toda crise vem nos ensinar alguma coisa. Toda crise tem três elementos: uma validade, uma solução e uma lição para nossa vida!
A psicologa pede, ainda, a todos, muita calma. Viver um dia de cada vez, sem antecipar os problemas, sem fazer previsões. “Se tem uma coisa que o ser humano é capaz, é de sobreviver, de evoluir, de se adaptar. Por isso estamos no mundo há tanto tempo, e vamos continuar. Que possamos sair desta crise mais fortes, mais unidos, nos conhecendo melhor, dando valor ao que realmente importa e, principalmente, que saiamos mais humanos”, finalizou.