[the_ad id="288653"]

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho enfatiza o cuidado necessário com o colaborador

Colaboradores da UNIVALE reunidos na Semana Interna de Prevenção a Acidentes, em 2022. FOTO: Divulgação/Univale

A prevenção e a orientação é uma das muitas maneiras pelas quais a empresa pode demonstrar cuidado com o colaborador, evitando acidentes de trabalho

por Natalia Lima Amaral

Acidentes podem acontecer em todos os lugares, inclusive no local de trabalho. Por isso, a data de 27 de julho é celebrada como Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, com o objetivo de conscientizar empregadores e toda a comunidade para a importância de medidas preventivas que reduzam tais ocorrências. A data se tornou oficial em julho de 1972, quando também foi instituído o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, determinando a obrigatoriedade de que as empresas possuam serviços de engenharia de segurança e medicina do trabalho.

São considerados acidentes de trabalho todas as ocorrências que acontecem durante a carga horária na empresa ou no trajeto entre a casa do colaborador e o local de trabalho, seja lesões corporais ou doenças ocupacionais. Eles podem acontecer por fatores naturais ou por negligência, portanto é essencial o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), quando necessário, além do cuidado com a saúde física e mental.

Na UNIVALE, o cuidado com o colaborador acontece por meio de diversas iniciativas e protocolos. Após a admissão, o funcionário passa por um treinamento no seu primeiro dia de trabalho, recebendo orientações em relação às atividades específicas que irá desempenhar. Em casos necessários, será repassado informações a respeito do uso e da conservação de EPIs e dos riscos no ambiente de trabalho, de acordo com a Análise Preliminar de Risco (APR), antes de iniciar qualquer execução de serviço, como o isolamento de uma área de trabalho.

Gilvan Adriano Leão Ribeiro, auxiliar de segurança do trabalho da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), acredita que as medidas de segurança coletivas e individuais, aliadas à conscientização, ao treinamento e às instruções necessárias para os colaboradores, são as melhores formas de prevenir acidentes de trabalho. “Cada atividade em cada ambiente de trabalho exige um cuidado específico. Acredito que ajudar na redução dos riscos à integridade física e psicológica no trabalho traz uma série de benefícios para a empresa, incluindo o econômico”, comenta.

O programa Orgulho em Pertencer, da UNIVALE, é responsável por diversos projetos e atividades que visam a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Um deles é desenvolvido em parceria com o curso de Educação Física da Instituição, que oferece aulas de futebol, hidroginástica, vôlei e caminhada guiada para todos os funcionários, de maneira gratuita. O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) também está à disposição, com mais de 20 especialidades. Além disso, o funcionário também têm acesso a atendimentos na área da psicologia, nutrição, fisioterapia, odontologia, dentre outras, na própria Universidade.

Gilvan destaca que a Instituição contribui de forma gradativa e de acordo com as leis vigentes do trabalho, acompanhando diariamente os colaboradores e promovendo ações. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) é uma delas, sendo uma semana especial para a conscientização dos funcionários, com palestras, orientações e cuidados com a saúde e segurança no trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM