Dia Mundial da Água é comemorado com limpeza da orla da Ilha

FOTO: Agnaldo Souza / DRD

O Dia Mundial da Água é comemorado nesta quarta-feira (22). Com o objetivo de promover a conscientização ecológica e ambiental, focada não só nos cuidados com o rio, mas no descarte correto do lixo, a Prefeitura de Governador Valadares, em parceria com uma agência de turismo de aventura, realizou a segunda edição do “Dia D Ilha”. Dessa forma, a ação reuniu cerca de 70 alunos da rede pública para a limpeza e o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.

Flávio Amaral, empresário e idealizador do projeto, explicou que a primeira edição do projeto foi realizada em dezembro do ano passado, quando a área norte da Ilha foi limpa. Então agora, nessa segunda edição, a área sul é o alvo.

“A poluição, com acúmulo e proliferação de lixo, não é apenas paisagística, ela degrada o ambiente natural, e perdemos espaços para a prática de atividades na natureza. É importante falarmos e chamarmos a atenção para a prática de descartar corretamente do lixo para cuidar não só das ruas, praças ou áreas verdes, mas também do nosso rio. Assim como na primeira edição do projeto, nessa segunda edição nós limpamos a área sul da Ilha. E a ideia é levar essa conscientização para outros locais públicos, como lagoas, áreas verdes e praças”.

Flávio Amaral, empresário e idealizador do projeto / FOTO: Agnaldo Souza

Sema apoia ações e projetos

Ivan Carlos Gonçalves Fialho, secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (Sema), aliás, reafirmou a importância de fazer ações e dar voz a projetos que ajudem as pessoas a cuidarem do meio que vivem.

“Essa ação é de extrema importância e aborda um assunto pertinente, que precisa da atenção de todos. Nesse Dia Mundial da Água, que é bem propício para a realização do projeto, buscamos levar para a sociedade a ideia de que temos um papel a cumprir na natureza. Pensando não só no nosso bem, mas no do próximo e nos que ainda virão. Descartando corretamente o lixo, evitando acúmulo nas ruas, poluição do solo e do rio, mostramos que amamos a vida e nossa cidade”.

Ivan Carlos Gonçalves Fialho, secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (Sema) / FOTO: Agnaldo Souza

Uma das estudantes que participaram do projeto foi Laura Viana, da Escola Estadual Nagle Miguel Habib. Ela disse ter gostado de participar do projeto. E que, mesmo já sabendo da importância do descarte correto do lixo, é sempre bom relembrar os bons modos.

“Eu achei o projeto bem legal. Cuidar da natureza, não jogar lixo nas ruas e sempre manter limpo os lugares que vamos são coisas que já sabemos. Mas poder colocar isso em prática fora da escola é mais divertido e aprendemos mais”.

Laura Viana, aluna da Escola Estadual Nagle Miguel Habib / FOTO: Agnaldo Souza / Diário do Rio Doce

Prefeito participa da conscientização

Em entrevista ao DRD, o prefeito de Valadares, André Merlo, contou que fica satisfeito ao ver o projeto chegando em sua segunda edição. Além disso, ele destacou que o método mais eficaz para mudança é a educação.

“A data é o Dia é o Mundial da Água, mas a conscientização é para o meio ambiente como um todo. Ficamos contentes de ajudar na realização do “Dia D Ilha” e mais contentes ainda de poder levar essas ideias que transformam as crianças. Acredito que o método mais eficaz para mudança é a educação e, a inclusão das crianças para ajudar a recolher o lixo e plantar mudas, é uma forma de mostrar a magnitude de atitudes simples do dia a dia”.

A ação contou com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Circuito Trilha do Rio Doce e a Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA) e de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU), Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM