[the_ad id="288653"]

Dia das Mães: conheça a origem, as homenagens e a evolução comercial no decorrer dos anos

FOTO: FREEPIK

GOVERNADOR VALADARES – Comemorado em todo segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães, em suma, é uma data para homenagear todo o carinho, amor e zelo no qual as mães dedicam aos filhos durante toda uma vida. A princípio, a comemoração surgiu no começo do século XX, nos Estados Unidos, criado pela norte-americana Anna Jarvis. Contudo, em território brasileiro, a data foi oficialmente instituída aqui por Getúlio Vargas, em 1932, muito embora existam boatos de que a primeira celebração similar tenha sido realizada por volta de 1918.

Diferente de muitas datas afetivas ao longo do ano, o Dia das Mães não foi criado como uma maneira de impulsionar o setor comercial. A comemoração remonta a tempos antigos, quando a mãe era vista como uma figura culturalmente sagrada. Na época, as famílias se reuniam em torno da matriarca, oferecendo-lhe flores em sinônimo de gratidão.

No dia 5 de maio de 1932, o presidente Getúlio Vargas emitiu o Decreto nº 21.366. De acordo com o documento, ficou determinado que, a partir de então, o segundo domingo de maio seria um momento para comemorar os sentimentos e virtudes do amor materno.

Viés comercial com o passar do tempo

A tradição de presentear as mamães, posteriormente, começou a surgir apenas duas décadas depois; entre o final dos anos 1940 e o início dos anos 1950. Nesse ínterim, com o avanço econômico, a data se tornou cada vez mais comercial, sendo vista como uma oportunidade para a venda de presentes e produtos relacionados à maternidade.

Em 2024, é previsto um crescimento em torno de 4,8% nas vendas em shoppings de todo o Brasil em relação ao ano anterior. Os números foram divulgados na Pesquisa de Expectativas do Dia das Mães, realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O estudo soma a expectativa de uma movimentação de aproximadamente R$ 5 bilhões em faturamento no intervalo que antecede a celebração.

Entretanto, a realidade é que, assim como a data se transformou, os presentes também ganharam novas caras. Antes vendiam-se, com muita frequência, utilidades domésticas e cosméticos às mães. Porém, atualmente, os horizontes para definir um ‘modelo de mãe’ vem se expandindo cada vez mais. Agora, os mimos vão de produtos domésticos a cosméticos, roupas e até objetos eletrônicos.

Dia das Mães no mundo

O Brasil, assim como grande parte do planeta, optou por seguir a tradição norte-americana. Mas muitos países escolheram datas diferentes para isso. Confira:

Segundo domingo de maio: Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Tchéquia, Finlândia, Gana, Gabão, Islândia, Paquistão, Nova Zelândia e alguns outros

25 de março: Eslovênia

10 de maio: México, Guatemala e El Salvador

Terceiro domingo de outubro: Argentina

Último domingo de novembro: Rússia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM