“A mãe da gente sempre merece; ela que sempre cuidou da gente com o maior amor e carinho. Então, é uma oportunidade de a gente retribuir aí tudo o que elas sempre fizeram por nós”, disse Isabela Oliveira Coelho, gerente de uma loja de perfumes no shopping de Valadares.
A declaração da gerente é só uma amostra de como o Dia das Mães é uma data comemorativa que mexe com o coração e o bolso de quem está em busca de presentear a mãe neste domingo (8).
Do lado de quem quer presentear, a lista de compras não parece ser um mistério. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Segundo o levantamento, os produtos mais procurados são as roupas, calçados ou acessórios (44%), perfumes (37%), chocolates (23%) e cosméticos (23%).
Para não ter dúvida com a escolha do presente, o aposentado Etelvino Lucas de Oliveira não pensou duas vezes e trouxe a esposa (que vai ganhar uma roupa nova dele) e as netas na hora de ir às compras.
“Hoje a gente tá comprando o presente para minha mãe e para a minha esposa também, né?! É uma data que não pode passar despercebida. A dona Marilde tá aí. Depois a gente só vai ver a conta”, brincou o aposentado.
Do outro lado, de quem está de olho na oportunidade de alavancar as vendas, a percepção é de otimismo, principalmente nas últimas 48 horas que antecedem a data.
“O movimento a cada dia que passa vem aumentando. Vai chegando perto a data do Dia das Mães e vai só crescendo o movimento. A gente espera que hoje, sexta-feira e sábado as vendas nos surpreendam. A gente sempre traz variedades para os clientes. Nós temos a bomboniere, que está na promoção, a caixa de bombom, tem jogo de taça. O cliente procura de tudo, uma opção aqui e outra ali, porque geralmente não é só uma lembrancinha que ele compra. Aí a gente tenta trazer uma variedade, para suprir as necessidades dos clientes”, disse Lucas Martins, gerente de uma loja de variedades.
Considerada a segunda melhor data do ano em termos de faturamento, o Dia das Mães deve aquecer as vendas nos próximos dias. Em média, cada cliente deve adquirir dois presentes, e as principais presenteadas serão a mãe (76%), a esposa (19%) e a sogra (18%). Já considerando a média total de gastos, o brasileiro deve desembolsar R$ 221,42.
“Eu acho que o comércio está até aproveitando este momento do quinto dia útil para trazer mais oferta. Na nossa loja também estamos com oferta. Então, sexta, sábado e domingo vai bombar”, disse Débora Lima, gerente de uma loja de roupas no shopping.
Além do vestuário, outro segmento que se destaca nesta época é o de perfumaria e cosméticos. “Além da perfumaria, a gente tem também os produtos de cuidados com a pele, que são hidratantes, produtos faciais, produtos para cabelo. E tem também a maquiagem, que, devido ao uso de máscara nesses últimos dois anos, agora com a retirada de máscaras o pessoal está procurando bastante”, contou Isabela Oliveira.
Dia das Mães movimenta o varejo
O levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra para o Dia das Mães.
A expectativa é de que aproximadamente 127,2 milhões de brasileiros presenteiem alguém neste ano, o que deve movimentar um valor próximo de R$ 28,16 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.
O cenário econômico do país e a alta da inflação preocupam os consumidores: 80% consideram que os preços dos produtos estão mais altos neste ano, se comparado com 2021. Em comparação com o ano passado, 37% dos consumidores pretendem comprar a mesma quantidade de produtos, 28% comprar mais e 17% comprar menos.
Para os entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a atratividade do preço (42%), a qualidade dos produtos (36%) e as promoções (32%).