[the_ad id="288653"]

Dia D de combate à dengue acontecerá em 500 municípios de Minas

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoverá neste sábado (24) o Dia D de combate à dengue em todo o estado
FOTO: Fábio Marechetto/ SES-MG

BELO HORIZONTE – A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoverá neste sábado (24) o Dia D de combate à dengue em todo o Estado. Mais de 500 municípios já aderiram ao movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito.

“Todos os dias, temos que estar atentos para eliminar os focos do mosquito. Mas, especialmente neste Dia D, contamos com cada um dos mineiros para mobilizar sua família, vizinhos, amigos, colegas de trabalho, todos ao seu redor, da importância de não deixarmos água parada”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Estão previstas blitzes educativas, passeatas, atividades lúdicas em escolas e em locais com grande circulação de pessoas, entrega de material informativo, palestras e rodas de conversas, além de visitas às casas para orientar e conscientizar os moradores que a responsabilidade diária de combater a dengue, zika e chikungunya é também do cidadão. Em Governador Valadares, a ação acontecerá na Praça dos Pioneiros, no Centro, das 9h às 12h. 

“Sabemos que este será um ano recorde para a dengue e chikungunya, não apenas no nosso Estado, mas em todo o país. Isso tem a ver com vários aspectos, como altas temperaturas e chuvas, além do aumento da circulação dos sorotipos dois e três em Minas Gerais. Por isso, precisamos, cada vez mais, unir esforços para combater o mosquito Aedes aegypti”, enfatizou Baccheretti.

Panorama em Minas Gerais 

Segundo o Painel de Monitoramento de Casos de Arboviroses, até esta quinta-feira (22), Minas Gerais registrou 268.903 casos prováveis de dengue. Desse total, 93.059 foram confirmados para a doença. Até o momento, há 36 óbitos confirmados por dengue no Estado e 155 estão em investigação.

Em relação à febre chikungunya, foram registrados 29.864 casos prováveis da doença, dos quais 19.256 foram confirmados. Até o momento, cinco óbitos foram confirmados por chikungunya em Minas Gerais e 20 estão em investigação.

Vacina contra dengue

Minas Gerais recebeu nessa quinta-feira (22) as primeiras doses da vacina contra a dengue, a Qdenga. São 78.790 doses que serão usadas para iniciar a imunização de crianças de 10 e 11 anos.

As vacinas chegaram à Central Estadual da Rede de Frio e serão distribuídas para 22 municípios das regiões de saúde de Belo Horizonte e Coronel Fabriciano/Timóteo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM