Neste sábado (17), das 8h às 17h, acontecerá o “Dia D” da vacinação contra a raiva em Governador Valadares. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses haverá diversos pontos de vacinação pela cidade. A meta é imunizar 23 mil animais (cães e gatos) durante todo o dia.
Mas para o animal receber a imunização, é necessário seguir alguns critérios como: estar saudável, não apresentar vômitos, diarreia, emagrecimento e ter mais de 3 meses de vida; as fêmeas lactantes (que estão amamentando) poderão ser vacinadas, já as fêmeas gestantes (prenhas) não poderão ser vacinadas.
A gerente do Centro de Controle de Zoonoses e médica veterinária, Maressa Taborda, lembra que o município não teve casos da doença registrados neste ano, por isso, a vacinação é importante para manter este número positivo. “Graças a Deus, não tivemos casos na cidade nos últimos anos. Mas em Minas Gerais, já houve caso tanto em animal quanto em humano. Por isso a vacinação é uma forma de prevenir contra a raiva, que é uma doença infectocontagiosa gravíssima”.
Veja os locais de vacinação:
Campanha de vacinação contra a raiva em Valadares
A campanha teve início na zona rural desde o dia 11 de julho, então, agora os agentes vão passar nas casas no perímetro urbano até o dia 30 de setembro. O objetivo é imunizar cerca de 7.500 animais neste ano. Até a última sexta-feira (9), segundo dados do Centro de Controle de Zoonoses, já foram vacinados 5.477 cães e 1.129 gatos, ou seja, 6.606 animais.