Eventos promovidos pelas principais cooperativas da cidade arrecadaram mais de R$ 13 mil
Falar de Cooperativismo é falar de ajuda mútua e solidariedade. É estimular ações sociais e, é claro, cooperar. E nesses pontos o Ecoos (Elo Cooperativista Social de Valadares) é especialista. Pensando em celebrar o DIA DE COOPERAR – ou como é tradicionalmente conhecido Dia C – foram realizadas ações em prol da arrecadação de dinheiro e alimento para as instituições Lar dos Velhinhos, ADQF, Associação Santa Luzia, Acolhe Vida, Missão Visa e Dona Zulmira.
Conheça o Ecoos
“O Elo Cooperativista Social – que é composto pelas Cooperativas: Agropecuária Vale do Rio Doce, Sicoob AC Credi, Sicoob Crediriodoce, Unicred e Unimed Valadares, que, por meio da intercooperação formaram uma aliança estratégica – tem como objetivo demonstrar a força do cooperativismo atuando em projetos sustentáveis em benefício da comunidade”, explica Danilo Matos, representante da Unimed no Ecoos.
Em Governador Valadares, as ações de comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo são realizadas pelas cooperativas do Ecoos desde 2009. “Este ano, as ações foram adequadas ao momento de pandemia, levando em consideração as necessidades da comunidade e as recomendações de distanciamento devido à covid-19”, explicou Regilmar Aguilar, representante do Sicoob AC Credi. Aguilar destacou ainda que, em tempos difíceis, o Dia C não poderia passar em branco.
LIVE DO DIA C
Diferente dos anos anteriores, a comemoração do Dia C este ano foi virtual. O Ecoos promoveu uma live no dia 3 de julho com várias atrações e transmissão pelo Youtube. “Foi uma experiência incrível poder participar da noite de sábado com centenas de pessoas e ajudar às nossas queridas instituições”, disse Fabiana Conrado, representante do Sicoob Crediriodoce e que comandou a live.
Centenas de pessoas assistiram a live, que contou com o resultado dos concursos culturais Canta Cooperativismo e Poeta da Melhor Idade, além de um show incrível da cantora Tati Meira. “Deu para matar um pouquinho da saudade de subir em um palco. Foi um momento único. Agradeço às cooperativas pelo convite e a honra de fazer parte desse Dia C, que vai ficar na memória”, contou a cantora.
O objetivo da live foi comemorar o Dia de Cooperar e também arrecadar dinheiro para as instituições de caridade de Valadares.
ARRAIÁ DRIVE THRU
No dia 10 de julho, último sábado, o Ecoos se juntou às instituições Lar dos Velhinhos, ADQF, Associação Santa Luzia, Acolhe Vida, Missão Visa e Dona Zulmira e promoveram mais uma edição do tradicional Arraiá Solidário que, desta vez, foi em formato de drive thru. A comunidade valadarense marcou presença e pôde relembrar das deliciosas comidas típicas do mês.
As barraquinhas foram instaladas em frente ao Lar dos Velhinhos para retirada dos produtos no formato drive thru. “Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que foram ao nosso evento. Foi gratificante ver a presença de cada um. Valeu a pena todo esforço. Nosso muito obrigado a cada um que saiu de casa, enfrentou a fila e ajudou àqueles que realmente precisam”, disse orgulhoso Rodrigo Aquino, representante da Crediriodoce.
Foi arrecado na live e no Arraiá Drive Thru pouco mais de 13 mil reais, que serão destinados, de forma igualitária, às instituições Lar dos Velhinhos, ADQF, Associação Santa Luzia, Acolhe Vida, Missão Visa e Dona Zulmira.
ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS
E as ações não param: Com a campanha “10 + 10 = Muito mais que 20”, o combate à fome será uma das causas abraçadas pelo Ecoos em 2021. A ação consiste na arrecadação de alimentos não perecíveis para doação às instituições beneficentes da comunidade e famílias impactadas pela pandemia.
Cada uma das instituições – sendo elas: Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, Sicoob AC Credi, Sicoob Crediriodoce, Unimed e Unicred – fará a arrecadação em suas unidades de atendimento até o fim do mês de julho.
Ao fechamento da campanha, as cooperativas dobrarão a quantidade de alimentos recebida para entrega ao destino de doação.