Neste domingo (30) de eleição, os ônibus do transporte público não serão gratuitos em Valadares, mas circularão em horários de dias úteis. A alteração se deve a uma medida cautelar concedida pelo Juiz Marcelo Carlos Candido, após uma petição cível ter sido protocolada pela Federação Brasil da Esperança, na 118ª Zona Eleitoral de Governador Valadares.
O objetivo é oferecer mais agilidade e demanda no transporte público. Os ônibus começarão a circular às 6h. “Tendo em vista a exiguidade do prazo para os devidos esclarecimentos e informações a respeito do serviço de transporte público nesta cidade no dia do pleito (30/10/2022), determino, a intimação do Município de Governador Valares e a concessionária de transporte requerida para que no próximo domingo, a partir das 6 horas, seja ofertado o transporte de passageiros em toda a sua área da concessão, sem redução da quantidade de número de veículos normalmente utilizados em dias úteis”, informa o juiz em sua decisão.
O juiz ainda justificou a decisão. “Tal medida se justifica pelo fato do horário do início das votações (8 horas), bem como pela quantidade de pessoas que necessitam do transporte público para se locomover até os locais de suas respectivas seções eleitorais. Determino que a concessionária requerida apresente mapa de circulação de seus veículos, linhas, respectivos trajetos e número de veículos que serão utilizados na data supracitada, no prazo de 24 horas”, afirma o juiz em sua decisão, complementando. “Não há notícias de que no primeiro turno ficaram os eleitores desprovidos de transporte público. Pode ter ocorrido a redução da quantidade de veículos da concessionária requerida”.
A Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Governo (SMG), informa que o município tomará as providências que lhe cabem em relação à decisão judicial, notificando e fiscalizando a concessionária de transporte público para que no domingo (30) os ônibus circulem como nos dias úteis.