Há quem prefira aproveitar o feriado para dormir até mais tarde. Mas hoje (7), milhares de valadarenses acordaram bem cedinho para lotar as ruas do centro da cidade. O motivo: assistir ao tradicional desfile de 7 de setembro. Logo na chegada, nos momentos que antecederam o início do desfile, a ilustre Banda Lira 30 de Janeiro recebia o público com um agradável concerto, na esquina da avenida Minas Gerais.
Expectativa
Em meio ao público que coloria a avenida com as cores da bandeira do Brasil, estava a dona Maria Lúcia Cardoso da Silva, de 64 anos. A aposentada estava acompanhada do filho Flávio Neto da Silva e gosta de ir ao evento do Dia da Independência sempre que pode. “Quando tenho oportunidade, eu venho”, disse dona Maria Lúcia.
Aliás se era a mãe quem costumava levar o filho quando pequeno para assistir ao espetáculo, hoje, é ele quem se empenha em levá-la. Flávio Neto conta, inclusive, que já participou do desfile no tempo em que foi guarda mirim. Desse modo, o passeio ao lado da mãe torna o desfile ainda mais emocionante, com uma pequena porção de nostalgia.
“É muito bom participar. Um ato cívico, comemorar a Independência do Brasil. E vir com a minha mãe é bom. Ela me trouxe quando eu era mais novo, já marchei quando eu era guarda mirim e agora vim prestigiar os demais”, comentou. Aliás ambos afirmam que entre as atrações preferidas do evento, está o desfile da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e dos soldados do Tiro de Guerra. “Essa classe dos bombeiros, os militares, mas os outros também porque se dispõem a vir aqui. Só aplaudir!”, complementou dona Maria Lúcia.
E por falar em atrações militares, quem estava antenado, à espera de finalmente ver os soldados era o pequeno Benjamim, de apenas 3 anos. O menino foi acompanhado dos avós Adriana Henrique da Silva e Carlos Alves. O casal também levou os dois filhos Nícolas e Maria Luiza para assistirem ao desfile.
“Esse aqui é fã dos militares. Quando estamos no carro, ele grita: ‘Oh polícia, oh polícia!”, contou Carlos Alves sobre o netinho. E não é que para a surpresa de Benjamin, os militares pararam para falar com ele?
O desfile
Então para a alegria de dona Maria Lúcia e do pequeno Benjamim, é chegado o momento: deu início ao desfile de 7 de setembro em Valadares os tão aguardados atiradores do TG. Ao todo, 180 soldados entraram à frente do desfile com gritos e saudações embalados pelo marcante toque da percussão.
O público logo vibrou e balançou as bandeirinhas verde e amarelo de um lado para o outro. Em seguida, outras equipes que atuam pela segurança pública, além de escolas, grupos religiosos e outros movimentos deram sequência ao desfile. Confira:
A sargento Poliana Sodré, do Corpo de Bombeiros, esteve entre as três mil pessoas que desfilaram neste ano. E para esse momento tão especial, fez questão de levar com ela a filha Antônia. Desse modo, a militar pretende ensinar a menina, ainda tão pequena, sobre a importância e a beleza do evento.
“É muito bom, para mim, que sou de uma família militar e há anos desfilo. Eu era do Colégio Tiradentes e, hoje, graças a Deus estou no Corpo de Bombeiros. Então a minha infância e minha vida inteira foram dedicadas ao 7 de Setembro. É a forma da gente demonstrar o nosso amor à pátria”, declarou.
Participaram do evento mais de 40 instituições entre militares, escolares e sociedade civil. O desfile começou às 8h, com encerramento às 11h. O espetáculo teve como percurso a avenida Minas Gerais e a rua Marechal Floriano.