O desfile contará com a participação de 39 instituições de Governador Valadares
GOVERNADOR VALADARES – O desfile cívico de 7 de Setembro, em Governador Valadares, terá como tema “Pátria de Paz”. De acordo com a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, o objetivo é trabalhar a cultura da paz entre as crianças e adolescentes. Especialmente após os ataques nas escolas que aconteceram no 1º semestre deste ano. Além disso, o desfile será uma oportunidade para celebrar a Independência do Brasil e reforçar os valores de paz e união em nossa sociedade.
O desfile contará com a participação de 39 instituições, entre órgãos militares, entidades da sociedade civil e escolas. Assim sendo, a programação da solenidade no feriado começará com o hasteamento das bandeiras na Praça do Vigésimo, às 8h da manhã. Na sequência, o desfile terá início às 8h30, na Praça Serra Lima, seguindo pela rua Marechal Floriano.
“Mais uma vez nós vamos para a avenida fazer um lindo desfile, contando com a participação da sociedade civil e dos órgãos militares. Este ano, com esse tema especial sobre a paz, para refletirmos a importância de termos a paz como bandeira em todas as áreas de nossas vidas”, afirma o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo.
Escola Israel Pinheiro
Assim, aproximadamente 200 alunos da Escola Estadual Israel Pinheiro devem passar pela Avenida Minas Gerais durante o desfile cívico. Por isso as preparações para o 7 de Setembro se intensificaram no começo do mês de agosto. Mas desde fevereiro a fanfarra da escola já segue afinando o ritmo para não perder o compasso do desfile.
Dessa forma, aos sábados, alunos e professores voluntários se reuniram para um ensaio da fanfarra. Enquanto isso, por duas vezes na semana, a quadra da escola se tornou um espaço para os alunos ensaiarem para o desfile.
“O projeto da banda fanfarra faz parte do projeto Jovem de Futuro (programa do Governo do Estado). E, além disso, mostra a importância desse dia para a nação. Trabalhamos também com o compromisso com os eventos da escola, disse a vice-diretora, Maysa Siqueira. “Nós iremos ficar na ala dos Agentes da Paz. Iremos apresentar nossa escola sobre o olhar dos estudantes, enfatizando a importância deles e de todos os funcionários da escola (em todos os setores). Tema: Nosso olhar sobre a escola”, completou Maysa.
Colégio Tiradentes
Pela rotina, os alunos do Colégio Tiradentes já têm o treinamento diário de instrução da Ordem Unida. Sendo assim, um mês antes do 7 de Setembro, os ensaios dos desfiles se tornam algo como se fosse uma disciplina extra. Ou seja os ensaios acontecem 2 ou 3 vezes por semana. Para este ano são esperados cerca de 600 alunos do colégio, entre 10 e 18 anos, que devem passar pela Avenida Minas Gerais durante o desfile.
“Desde quando o aluno entra aqui, no primeiro aninho, a gente já começa a trabalhar com eles alguns valores, deixar mais forte dentro dele o conhecimento e o interesse pelo patriotismo, valor ao Brasil, à Pátria. E quando chega no 7 de Setembro, que é o dia mais importante do nosso país, que é a Independência, é aí que ele acaba internalizando e aflorando essa vontade de participar, de estar desfilando, representando o colégio e representando o Brasil naquele dia”, explica o Capitão Fábio Pereira da Silva, da Polícia Militar.
Tiro de Guerra
Sendo uma das primeiras instituições militares de Valadares, o Tiro de Guerra, em seus 78 anos de existência, participou em todas as comemorações de 7 de Setembro no município. Por isso em 2023 não será diferente. Sobre a preparação para o desfile, “normalmente, na semana que antecede, os treinamentos de Ordem Unida com o armamento são intensificados para corrigir e padronizar os movimentos. Durante o desfile, a Ordem Unida representa a disciplina, a marcialidade e demonstra o entusiasmo e a vibração da tropa”, destaca o Subtenente Leandro Flores Goulart, chefe de instrução do Tiro de Guerra em Governador Valadares.
Portanto o Tiro de Guerra desfilará com sua formação padrão. O Comandante do desfile à frente, seguido do Guarda-Bandeira, o Grupamento de Caçadores com a característica roupa camuflada. Além disso, o destacamento contará com a fanfarra, os pelotões com seu equipamento operacional e um grupamento de tarefas especiais do pelotão. “Durante as comemorações, os jovens atiradores podem demonstrar o orgulho e a alegria de fazer parte da nobre tradição castrense”, destacou o chefe de instrução do Tiro de Guerra.
Confira as alas do desfile:
- Agentes da Justiça: Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, SAMU, Delegacia da Receita Federal, Colégio Tiradentes, Grupo Escoteiros Fênix dos Vales, Comunidade Vida em Ação, Colégio Rúbia Coelho
- Agentes da Solidariedade: Banda Lira 30 de Janeiro, Castelo dos Escudeiros de Governador Valadares, Ordem Demolay, Maçonaria, Sesc GV, Pedal Entre Amigos, Equipe Luiz Souza, 1ª Igreja Batista, Cia de Teatro Katarriso, RM Animações, Animaê, Expresso da Alegria e Escola Municipal Rio Doce
- Agentes da Paz: E. E. Israel Pinheiro, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica, Clube de Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Praça de Esportes Arnóbio Pitanga, Ghost Recon Airsoft, Continental Airsoft, Grupo de Escoteiros Pedra Negra, Escola Municipal Adélia Ribas, Liga Valadarense de Capoeira, Instituto Brasil Igualdade Social (Ibis), Equovila, Cãominhada da Independência,
- Agentes da Cooperação: Galera do Grau, Conexão da Alegria, Motoboys e Mototaxistas, Socorro São Cristóvão.