O time do Democrata empatou com o Athletic por 1 a 1, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Mineiro Sicoob 2023. O jogo foi realizado em Valadares, no Estádio Mamudão. O Esquadrão de Aço abriu o placar no início da partida com o meio campista Rômulo, aos 7 minutos. Já no início do segundo tempo, a Pantera deixou tudo igual com um gol de Brandão. Com o resultado, o time valadarense completa cinco jogos sem vencer a equipe de São João del Rei.
PRIMEIRO TEMPO
Logo nos primeiros minutos de bola rolando as equipes já deixavam evidente que seria um jogo bastante pegado. O Democrata, que iniciou o jogo valorizando a posse da bola, não resistiu por muito à pressão imposta pelo Athletic que logo abriu o marcador. Então aos 7 minutos do primeiro tempo, em uma jogada de bola parada, Rômulo abriu o placar para o Esquadrão de Aço. A defesa democratense não conseguiu tirar a bola da área, que acabou sobrando para o camisa 8 adversário. Pouco tempo depois, aos 14 minutos da primeira etapa, o esquema estratégico da Pantera ficou ainda mais vulnerável quando o meia Thiaguinho foi expulso durante uma falta de ataque.
INTERVALO
A expulsão do camisa 19 da Pantera e a atuação da arbitragem desagradaram a toda a torcida que estava presente no Mamudão. Durante o intervalo, parte dos torcedores permaneceram insatisfeitos com os apitos do juiz e a atitude do meia Thiaguinho. “O nosso jogador foi imprudente naquele contato, não tinha necessidade porque a bola já estava parada e era nossa. Mas esse juiz aí não colabora também, tá invertendo muito as faltas”, cornetou o estudante Igor Camilo.
SEGUNDO TEMPO
Mas mesmo com um jogador a menos, na etapa final o Democrata retornou com a mesma formação tática, porém, com uma postura mais ofensiva e insistente. E foi com essa pressão inicial que o atacante Brandão deixou o placar empatado aos 3 minutos do segundo tempo. Em uma jogada de velocidade da Pantera, a defesa do Athletic cochilou e o camisa 9 da Pantera acabou colocando a bola no fundo da rede.
Ainda no início do segundo tempo, o técnico Paulo Schardong optou por mexer na formação tática. Dessa forma, entrou Luiz Fernando no lugar do atacante Bruninho e Diego na vaga do goleador Brandão.
O time até teve outras chances de virar o placar, mas a falta de precisão nas finalizações acabou prejudicando os donos da casa. O time alvinegro chegou a ter algumas oportunidades claras com o centroavante Diego, mas sem sucesso.
Na próxima rodada o Democrata entra em campo contra o Villa Nova, fora de casa, na quarta-feira (8). A partida será no Estádio Castor Cifuentes, na cidade de Nova Lima. Enquanto o Athletic recebe o América (MG), em São João del Rei, na terça-feira (7).
FICHA TÉCNICA
DEMOCRATA 1 X 1 ATHLETIC
Gols: Rômulo (Athletic) e Brandão (Democrata)
CARTÕES AMARELOS: Léo Carioca, Rony, Gabriel Vieira e Rafael Caldeira (DEMOCRATA)
Rômulo e Balardin (ATHLETIC)
CARTÕES VERMELHOS:
Thiaguinho (DEMOCRATA)
ÁRBITRO: Vinícius Gomes do Amaral
ASSISTENTE 1: Celso Luiz da Silva
ASSISTENTE 2: Emílio Junio Nascimento Santos
QUARTO ÁRBITRO: Alexander Medeiros Xavier
VAR: Leonardo Rotondo Pinto
DEMOCRATA
Glaycon, Douglas, Rafael Caldeira (C), Rony, Léo Carioca, Gabriel Vieira, Mateusinho, Thiaguinho, Nael, Brandão, Bruninho.
ATHLETIC CLUB
Denivys, Douglas Pelé, Danilo, Balardin, Fumaça (C), Vinícius, W. Torrão, Rômulo, Sassá, Falcão, DG.